Diário de São Paulo
Siga-nos
Racismo

Garçom de churrascaria utiliza comanda para dar apelido racista para cliente

O episódio aconteceu na última quinta-feira (06)

Garçom escreveru a palavra 'preto' na comanda para identificar cliente - Imagem: reprodução Freepik
Garçom escreveru a palavra 'preto' na comanda para identificar cliente - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 12/04/2023, às 12h05


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está investigando uma denúncia de racismo em uma churrascaria tradicional do DF.

Segundo informações do Metrópoles, a discriminação teria ocorrido na última quinta-feira (06). O servidor público Gilberto Martins, de 46 anos, foi ao restaurante para uma confraternização do trabalho.

No estabelecimento, um dos funcionários do escreveu 'Preto' em sua comanda, como forma de identificação.

Gilberto explicou que tudo estava bem até o momento em que viu a anotação escrita à mão por um funcionário.

"Eu chamei o garçom e ele ficou muito nervoso. Disse que não sabia quem tinha escrito aquilo, mas achava que tinha sido uma referência à minha camisa, mas a minha blusa era cinza. E se fosse realmente uma referência à ela, não deveria estar escrito com a palavra no feminino? Por que não estava escrito a cor da camisa na comanda de mais ninguém?”, questionou.

Tentando não quebrar o clima e não criar uma situação desagradável entre os amigos, Gilberto disse ter fingido aceitar a explicação, mas assim que chegou em casa, percebeu que não devia ter ficado quieto.

“Isso me entristeceu profundamente e eu cheguei em casa chorando. Tenho um casal de filhos, ambos negros, e pensei muito no mundo que estamos deixando para eles”, desabafou.

Um dia depois de sofrer a injúria racial, o servidor público foi até a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) e registrou uma ocorrência policial.

Compartilhe  

últimas notícias