Diário de São Paulo
Siga-nos
Morte misteriosa

Ator tem alucinações e morre durante ritual espiritual; entenda o que aconteceu

A morte misteriosa aconteceu durante um surto psicótico

Micael Amorim Macedo tinha 26 anos e era ator e dançarino - Imagem: reprodução Instagram
Micael Amorim Macedo tinha 26 anos e era ator e dançarino - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 29/08/2022, às 14h23


O ator e dançarino Micael Amorim de Macedo, de 26 anos, morreu durante um ritual espiritual em uma chácara, na zona rural de São Sebastião (DF).

A Polícia Civil investiga a morte misteriosa, que teria acontecido após o jovem ingerir chá de ayahuasca, uma mistura de ervas que tem efeitos alucinógenos, também conhecida como 'chá de santo daime'.

O ritual, que tinha apenas participantes homens, aconteceu no dia 23 de julho deste ano.

Segundo informações do portal Metrópoles, repassadas por um amigo do ator, há relatos de que Micael teve crises e alucinações,ficou violento e ameaçou se jogar em uma fogueira antes do incidente.

De acordo com a apuração do mesmo portal, Micael teria ingerido três doses do chá de santo daime.A primeira de 40 ml e as outras duas de 20 ml cada. A última dose teria sido 30 minutos antes do fim do ritual, que dura cerca de quatro horas.

Após o surto, Micael teria sido contido por outros integrantes da cerimônia, com um deles assoprando três porções de rapé em suas vias respiratórias.

Conforme as investigações,Micael teria então ficado, por algumas horas, deitado em um canto após responder negativamente aos efeitos provocados pela substância ingerida.

Quando perceberam que Micael estava sem se mexer há muito tempo, já era tarde. O ator havia sofrido, supostamente, uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Ainda segundo a fonte ouvida pelo Metrópoles, o ator havia tido sua primeira experiência com a ayahuasca em maio deste ano, no município goiano de Santo Antônio do Descoberto, no entorno do DF.

O dançarino também teria ficado agitado na primeira experiência, mas bebeu água e deitou até que os efeitos passassem.

O inquérito instaurado pela 30ª DP já ouviu quatro pessoas, mas uma testemunha-chave ainda não prestou depoimento.

A suspeita é de negligência ou imprudênciados organizadores do ritual, mas há possibilidade de homicídio culposo.

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) com material coletado da vítima está sendo feito, para identificar a causa da morte.

O que é o chá de ayahuasca?

De acordo com matéria divulgada pelo Hospital Santa Mônica, o chá de ayahuasca, também conhecido como Santo Daime, é uma bebida feita a partir da infusão de duas plantas amazônicas: o cipó-jagube e o arbusto-chacrona.

A palavra ayahuasca tem origem indígena e pode ser traduzida como “vinho dos mortos”.

O chá é utilizado há milênios por índios da América do Sul em rituais de extrema religiosidade,e somente no século passado surgiram seitas não indígenas que fazem o uso da bebida.

Atualmente, cultos religiosos como o Santo Daime, Céu de Maria, Porta do Sol e União do Vegetal têm o consumo da bebida como ritual — hábito que é permitido no Brasil pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Droga (CONAD).

A liberação impõe algumas regras: pessoas que estão sob efeito de outras drogas e álcool não podem consumir o chá.

Além disso, quem tem histórico de doenças mentaistambém não pode fazer uso da substância.

No entanto, na prática, as seitas não têm como fazer esse tipo de controle e, por isso, a bebida torna-se um perigo, principalmente para quem não sabe muito bem o que é ayahuasca.

Compartilhe  

últimas notícias