Diário de São Paulo
Siga-nos

Chá de erva-doce, canela e sementes de mostarda para atletas

Foi por meio do saber popular indígena de sua família que a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora e nutricionista Ana Vládia comprovou sua tese:

CHÁ
CHÁ

Redação Publicado em 10/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h29


Foi por meio do saber popular indígena de sua família que a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora e nutricionista Ana Vládia comprovou sua tese: um chá de especiarias poderia ser capaz de aliviar dores musculares e dar energia a atletas. Afinal, é através da natureza que os povos indígenas encontram seus processos de cura, não só através de plantas e ervas medicinais, como o diagnóstico e tratamento de doenças. Depois de anos de estudo e processos experimentais, Vládia encontrou a mistura perfeita em 2009, com um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): um chá de erva-doce, canela e sementes de mostarda pode ser tanto preventivo como medicinal. A pesquisa revelou que o consumo de uma xícara do chá por dia poderia reduzir a carga de estresse. E a surpresa do protocolo foi que atletas que tinham o hábito de usar medicamentos anti-inflamatórios devido às dores causadas pelo exercício físico de alta intensidade reduziram o uso desses remédios por causa do chá.

– Eu trabalho há 25 anos com a parte de análise de componentes bioativos. O chá possui componentes que auxiliam nosso metabolismo em algumas funções. Esses componentes chamam-se fitoquímicos. Dentro dos fitoquímicos, há uma classe facilmente extraídas em um simples chá: são os ácidos fenólicos. E o modo de preparo é um grande diferencial para a extração destas substâncias tão sutis e aromáticas, que além de ação antioxidante também podem ter ação anti-inflamatória. O saber popular faz associações com alguns dos desconfortos que a gente sente, minha família de origem indígena já trazia um pouco desses saberes – conta a nutricionista.

O termo “fitoquímico” refere-se a um grupo amplo de compostos produzidos e acumulados nas plantas. Muitos desses compostos possuem atividades biológicas potentes em mamíferos, e alguns podem apresentar efeitos tóxicos quando ingeridos em altas doses. O interesse nesses compostos advém de vários estudos informando que uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas pode trazer benefícios à saúde e diminuir o risco de doenças crônicas degenerativas.

Vládia explica que os ácidos fenólicos são ótimos antioxidantes para sequestrar um radical livre, mas não têm uma função muito ativa para bloquear algo quando a doença já está muito avançada, por exemplo. Quando você mistura essas especiarias, consegue criar um composto novo, com benefícios diferentes das ervas se observadas individualmente. Esse chá é um chá de especiarias, ensina a pesquisadora.

– É uma nova composição química que é a mistura desses três compostos. Você pode tomar um chazinho de forma salutar, uma vez ao dia, que vai te deixar mais resistente a adoecer. Mas você pode também ter uma prescrição mais específica para uma determinada doença. Essa mistura foi feita justamente tentando encontrar esse feito: ser um bom sequestrador de radical livre, um fator protetor ao organismo e um bom bloqueador, ou seja, anti-inflamatório – explica.

Benefícios dos componentes do chá

Chá de especiarias auxilia em dores musculares — Foto: Ana Vládia

Chá de especiarias auxilia em dores musculares — Foto: Ana Vládia

  • A infusão das sementes de erva doce tem propriedades que aliviam cólicas intestinais, melhoram o funcionamento do intestino, estimulam a secreção láctea e aliviam a prisão de ventre;
  • canela possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas e anticoagulantes;
  • O extrato aquoso de mostarda apresentou proteção contra a oxidação e ação analgésica.

Receita do chá para consumo uma vez por dia

Fluxograma do chá de especiarias — Foto: Divulgação Ana Vládia

Fluxograma do chá de especiarias — Foto: Divulgação Ana Vládia

Ingredientes:

  • 1 colher de café de erva-doce
  • 1 colher de café canela de canela em pó
  • 1 colher de café de sementes de mostarda
  • Água filtrada

Modo de fazer:

  • Misture os três ingredientes;
  • Esquente a água, mas desligue o fogo quando estiver no ponto de ebulição, já que normalmente a gente trabalha com a agua não fervida;
  • Faça saquinhos com pano e coloque uma colher de chá da mistura dentro de cada um;
  • Coloque á água em uma xícara e bote um sachê desse chá (de mais ou menos 2g) dentro da xícara com água quente;
  • Deixe em infusão por 3 minutos;
  • Destapa e beba na temperatura que for mais agradável.

Fonte: Ana Vládia é nutricionista (UECE) e PhD em Ciência dos Alimentos (USP). Foi docente na UFRN, bem como da UFV ,nas quais atuou nas áreas de Técnica Dietética, Nutrição e Metabolismo e Nutrição Esportiva. É especialista em Docência em Saúde UFRGS e Escotista do Distrito Zona da Mata. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, nas disciplinas de Técnica Dietética e Nutrição e Competências Interprofissionais para os cursos da saúde. Trabalha com Pesquisa aplicada na área de componentes bioativos, dietética e novos produtos.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias