Diário de São Paulo
Siga-nos
Surto de Covid-19

Máscaras voltam a ser obrigatórias em aviões e aeroportos

A decisão foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Máscaras voltam a ser obrigatórias em aviões e aeroportos - Imagem: reprodução Freepik
Máscaras voltam a ser obrigatórias em aviões e aeroportos - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 23/11/2022, às 16h16


Na noite da última terça-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscara em aviões e aeroportos. A medida passa a valer a partir da próxima sexta-feira (25).

Há pouco mais de três meses, a entidade havia flexibilizado a exigência em meio ao arrefecimento da pandemia, mas a recomendação continuava. No entanto, a nova mudanção acontece diante do aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas.

Em nota, a Anvisa afirma que houve uma reunião que envolveu a Associação Brasileira de Infectologia, o Conass, Conasems e a Fiocruz para decidir a medida de proteção contra a doença.

"Os participantes da reunião ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados/confinados", afirma.

Nos transportes públicos terrestres, porém, as decisões cabem aos governos locais.

O comunicado ainda pontua que, nos últimos anos, "observou-se o aumento da transmissão do vírus nos meses de novembro a janeiro, quadro que pode ser ainda agravado com o esperado maior fluxo de viajantes que se deslocam para os aeroportos para as férias escolares e festas de final de ano".

Compartilhe  

últimas notícias