Diário de São Paulo
Siga-nos
Brasil

Uso de máscara em avião e aeroporto deixa de ser obrigatório

A decisão foi tomada pela Anvisa nesta quarta-feira (01)

Diretores da Anvisa decidiram, por unanimidade, pelo fim da exigência - Imagem: reprodução Freepik
Diretores da Anvisa decidiram, por unanimidade, pelo fim da exigência - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 01/03/2023, às 13h44


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (01) que não é mais obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A exigência foi implementada inicialmente entre 2020, quando o coronavírus se espalhou pelo mundo, e agosto de 2022, quando a medida foi suspensa. Depois, em novembro, a proteção facial voltou a ser exigida por causa de uma onda de alta de casos da doença.

A decisão desta quarta-feira (01) foi tomada por unanimidade pelos cinco diretores da Anvisa em votação. De acordo com a VEJA, para a decisão, os diretores levaram em consideração dados epidemiológicos que apontaram aumento da cobertura vacinal ao redor do mundo, além da redução no número de registros da doença no setor aéreo.

"Em relação a casos de Covid­-19 entre tripulantes, dados consolidados de 70% do mercado de transporte aéreo no país, informados pelas Associações do Setor Aéreo, demonstram que o valor contabilizado para janeiro de 2023 representa uma queda aproximada de 91% em relação ao pico de casos registrado em novembro de 2022", afirmou, em seu voto, o relator Daniel Meirelles Fernandes.

Compartilhe  

últimas notícias