Diário de São Paulo
Siga-nos
Fortes chuvas

SP registra em 8 dias volume de chuva previsto para o mês de outubro

São Paulo registrou um total de 211 milímetros de chuva entre os dias 1º/10 e 8/10, superando significativamente a média esperada para o mês inteiro

São Paulo já acumulou 65% a mais de chuva do que era esperado para o mês inteiro de outubro - Imagem: Reprodução Freepik
São Paulo já acumulou 65% a mais de chuva do que era esperado para o mês inteiro de outubro - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 10/10/2023, às 09h23


A cidade de São Paulo já acumulou 65% a mais de chuva do que era esperado para o mês inteiro de outubro, apenas nos primeiros oito dias.

De acordo com informações fornecidas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado, a cidade de São Paulo registrou um total de 211 milímetros de chuva entre os dias 1º/10 e 8/10, superando significativamente a média esperada para o mês inteiro, que é de 126,6 milímetros.

Além disso, a Defesa Civil também comunicou que as cidades de Santo André e Franco da Rocha, localizadas na região metropolitana de São Paulo, já experimentaram um volume de chuva maior do que a média prevista para o mês de outubro.

Enquanto a média histórica nessas cidades é de 128,5 milímetros, desde o início do mês já foram registrados 188 milímetros de chuva em Santo André e 232 milímetros em Franco da Rocha.

Inúmeras regiões do estado de São Paulo amanheceram em estado de alerta nesta segunda-feira (9/10) devido às intensas chuvas ocorridas nos últimos dias.Segundo informações do portal Metrópoles, municípios como Taboão da Serra, Caieiras, Franco da Rocha e Diadema, situados na Grande São Paulo, enfrentam problemas como inundações, quedas de árvores, deslizamentos de terra e, lamentavelmente, perdas de vidas.

Em Taboão da Serra, um edifício desmoronou na rua David da Silva Meireles, Jardim Maria Luzia. De acordo com informações da Polícia Militar, o local estava em processo de reforma e, felizmente, não havia pessoas presentes no momento do desabamento. A Defesa Civil municipal determinou a interdição de duas casas vizinhas.

O centro de Franco da Rocha foi completamente inundado devido às enchentes, conforme relatado por residentes locais. A água chegou a penetrar em um hospital da região. Além disso, vias próximas à estação de trem, que faz parte da Linha 7–Rubi da CPTM, foram bloqueadas, resultando em dificuldades para os passageiros acessarem ou saírem da estação.

Nesta manhã de segunda-feira, a Prefeitura de Franco da Rocha realizou operações de limpeza nas ruas Gentil Rocha, Basília Fazzi e Engenheiro João Batista Garcez.

O município de Caieiras enfrentou severamente os efeitos das chuvas intensas, sofrendo consideravelmente com o fenômeno climático. A prefeitura local emitiu uma declaração de calamidade pública devido à grande quantidade de precipitação. De acordo com as autoridades municipais, Caieiras registrou um acumulado de mais de 110 milímetros de chuva.

A Defesa Civil e a Guarda Municipal tiveram que prestar assistência a indivíduos que ficaram isolados no Velódromo Municipal. Segundo a administração municipal, não ocorreram feridos ou fatalidades, e não há informações de pessoas que tenham perdido suas residências ou estejam sem abrigo.

O Teatro Municipal Maestro Sergio Valbusa, situado no bairro Vila Gertrudes, foi inundado, com as poltronas submersas na água suja da chuva. A prefeitura informou que o local foi fechado para passar por uma operação de limpeza.

Uma moradora capturou imagens da forte correnteza que se formou em uma rua do bairro Laranjeiras. O vídeo mostra a água fluindo rapidamente e carregando lama, bloqueando o tráfego de veículos na via. Veja o vídeo abaixo:

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para terça-feira (10/10) inclui a ocorrência de chuvas dispersas, com temperaturas variando entre 16°C e 24°C. Já na quarta e na quinta-feira, o calor retornará, com máximas podendo atingir os 32ºC durante o feriado.

Compartilhe  

últimas notícias