Diário de São Paulo
Siga-nos
Solidariedade

Prefeitura cria estímulo a comerciantes na entrega de marmitas a população de rua

O Cozinha Cidadã atua em parceria com 72 restaurantes na distribuição de mais de 1400 marmitas por dia

Distribuição de Marmitas em Heliópolis, em São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP
Distribuição de Marmitas em Heliópolis, em São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP

Mateus Omena Publicado em 13/07/2023, às 17h39


A Prefeitura de São Paulo vem desenvolvendo uma ação para garantir alimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, e ao mesmo tempo, ajudar a impulsionar pequenos comércios prejudicados pela pandemia.

Por meio do programa Cozinha Cidadã, a gestão municipal está trabalhando com 72 restaurantes para a distribuição diária de 14.400 marmitex em 20 comunidades e 6 pontos de fornecimento à população em situação de rua.

A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), se tornou política pública permanente pela Lei 17.819/2022 e atende comunidades em todas as regiões da cidade e moradores de rua.

Segundo a prefeitura, o Cozinha Cidadã ajudou a evitar a falência de muitas empresas, como o restaurante do pequeno empresário Marcos Abrão. “Foi uma época de desafio para todos os empreendedores. Me vi nesse cenário difícil perdendo todo meu investimento no comércio. Muitos também estavam”, lembra ele, que tinha um pequeno negócio de marmitas fit por encomenda e mantinha parceria em um pequeno restaurante self-service da região de Interlagos, na Zona Sul.

Abrão teve que suspender as operações de seu estabelecimento, que tinha mais de 30 anos. No entanto, essa situação atingiu muitos outros empreendedores. “Foi quando surgiu esse grande projeto da SMDHC, que nos trouxe esperança novamente. E tive oportunidade de ajudar as pessoas em momento difícil e de ser ajudado também”, conta Abrão, que hoje distribui 400 refeições diárias em uma comunidade no Grajaú e outra no Jardim Colonial, ambas na Zona Sul.

Com a ação de distribuição de alimentos, muitos empresários conseguiram manter seus negócios, como é o caso de Roberta Vernucio, 44 anos, que trabalhava com kit lanches e buffets até o início da pandemia. Ela fechou o comércio e deu férias coletivas aos quatro funcionários na expectativa de que tudo passaria logo. A empresária soube do programa da Prefeitura cerca de 35 dias depois de os negócios estarem completamente parados. Com as contas chegando e sem faturamento algum, foi a salvação o negócio e da família - dela e dos funcionários, ressalta.

“Nesse período da pandemia esse foi o nosso único ganha-pão. Meu motorista e a cozinheira estão até hoje. Foi o que salvou a gente nessa época de pandemia, porque era nosso único serviço”, conta Roberta, que hoje entrega 400 marmitas por dia e tem seis funcionários. Dos meus funcionários, os que estão desde o começo, são muito agradecidos, pq sabem que esse projeto foi o que deu o up durante a pandemia. “Sou extremamente grata, porque o programa da Prefeitura não ajudou só a mim e minha família, mas também ao meu motorista e a família dele, a da cozinheira, todos os colaboradores, o meu contador. É um ciclo, foi uma coisa que ajudou todo mundo.”

Uma levantamento feito pela SMDHC para mensurar o impacto da iniciativa, apontou que 70,5% dos restaurantes que participaram do programa afirmaram que o Rede Cozinha Cidadã evitou a falência do negócio.

Distribuição

Na rede socioassistencial, a Prefeitura fornece mais 235.288 refeições diárias à população mais vulnerável atendida em equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

  • Em média, 136.380 refeições por dia nos CCA’s (Centro para Crianças e Adolescentes);
  • Em média, 8.160 refeições por dia nos CJ’s (Centro para a Juventude);
  • Em média, 9.900 refeições por dia nos SAICA’s (Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes)
  • Em média, 500 refeições por dia nas Casas Lar;
  • Em média, 69.392 refeições por dia nos Centros de Acolhimento;

Em média, 10.956 refeições por dia nos Núcleos de Convivência.

Compartilhe  

últimas notícias