Diário de São Paulo
Siga-nos
Irresponsabilidade

Surto de diarreia na Copinha gera reclamações de jogadores e apelidos para hotel: "Família Addams"

Ao menos 24 casos de diarreia foram constatados nas equipes

Surto de diarreia na Copinha gera reclamações de jogadores e apelidos para hotel: "Família Addams" - Imagem: divulgação Ceará e Rio Claro
Surto de diarreia na Copinha gera reclamações de jogadores e apelidos para hotel: "Família Addams" - Imagem: divulgação Ceará e Rio Claro

Nathalia Jesus Publicado em 06/01/2023, às 11h46


Três equipes que disputam a Copinha de 2023 estão hospedadas no Hotel Alpino, em São Roque, no interior de São Paulo, registraram ao menos 24 casos de diarreia devido a comida da locação.

Ceará, Madureira e Rio Claro, três times do Grupo 22 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, são as equipes hospedadas no "Hotel Família Addams" e que tiveram casos de diarreia e intoxicação alimentar.

O UOL teve acesso a vídeos que apontam má condição de higiene na cozinha do Hotel Alpino.

A sede do Grupo 22 está em Alumínio, uma cidade pequena com pouco mais de 18 mil habitantes e que não possui hotel. Por esse motivo, os jogadores e comissões técnicas das equipes tiveram que ficar em uma cidade vizinha. O Sharjah Brasil, o outro time que compõe o Grupo 22, está hospedado em sua sede em Alumínio.

Diarreia

Na última terça-feira (03), os jogadores do Ceará, Madureira e Rio Claro jantaram no Hotel Alpino. Na mesma noite e no dia seguinte, membros das três delegações apresentaram diarreia e vômito.

Os clubes e as delegações alegam que as infecções foram causadas pela carne de porco que foi servida no hotel. Já o estabelecimento afirmou que o problema trata-se de uma virose.

Os atletas foram medicados e atuaram por suas respectivas partidas na quarta-feira no sacrifício. Na volta para o alojamento, as delegações precisaram parar diversas vezes em postos de gasolina para poderem usar o banheiro.

Entre terça e quinta-feira, mais dez atletas apresentaram sintomas de diarreia e precisaram de atendimento médico.

Um dos jogadores do Rio Claro foi levado para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi diagnosticado com intoxicação alimentar. Fato que não vai de encontro com a versão apresentada pelo hotel aos jogadores.

Sem poder comer da alimentação oferecida pelo hotel, o delivery virou a melhor solução para sanar as necessidades dos atletas e comissões técnicas.

De quem é a responsabilidade?

Diferentemente do que vem primeiro na cabeça, o responsável pela acomodação dos jogadores não é a prefeitura nem a Federação Paulista de Futebol (FPF), mas sim o Sharjah Brasil, clube que leva o nome de uma tradicional equipe dos Emirados Árabes Unidos e que é o antigo Itapevi Futebol Clube.

O Sharjah negociou com FPF para que a sede do Grupo 22 fosse em Alumínio, no intuito de divulgar a marca do clube-empresa. Com isso, o clube precisava se responsabilizar pela instalação das outras equipes, uma vez que na cidade não havia hotéis.

A escolha do Hote Alpino, no entanto, gerou revolta dos dirigentes do Ceará, Madureira e Rio Claro por ser considerado antigo - daí o apelido "Hotel Família Addams".

As refeições sempre foram um problema para as delegações, principalmente por não serem compatíveis com a dieta dos atletas. No café da manhã e no tarde, por exemplo, o hotel serve apenas pão com manteiga e um suco.

Em reunião com as equipes hospedadas no hotel, o Shajah prometeu que irá cobrar a administração do Hotel Alpino. Ceará, Madureira e Rio Claro exigiram que as refeições oferecidos pelo estabelecimento passem a ter o acompanhamento e aprovação de um nutricionista, além de um laudo atualizado da Vigilância Sanitária.

As três equipes entraram em contato com os dirigentes de seus clubes para pedir ajuda diante da situação.

Nós estamos preocupados e esperamos por novidades. Hoje [quinta-feira] falamos com a dona do hotel e, mesmo com os problemas anteriores, o estabelecimento serviu pão duro para atletas que precisarão aguentar 90 minutos num gramado pesado. O treinamento precisou ser cancelado. Se não fossem os jogadores sub-20 que estavam no profissional, o Rio Claro não conseguiria entrar em campo", disse Jailton Santos do Rio Claro.

"A Federação Paulista de Futebol informa que iniciou investigação a respeito das causas da indisposição que acometeu atletas de Ceará (CE), Madureira (RJ) e Rio Claro (SP), hospedados na cidade de São Roque, e que disputam a Copa São Paulo de Futebol Jr. pelo Grupo 22, sediado em Alumínio. As delegações das equipes estão hospedadas em hotel que possui mais de 30 anos de operação e boas avaliações em sites especializados. A FPF reforça que, com o apoio das Prefeituras, busca atender as delegações com as melhores estruturas e condições possíveis em relação à alimentação e hospedagem. Nesta manhã (5) foi realizada uma reunião com os Clubes, o Oficial da Sede e o responsável pela administração do hotel, visando a solução desta situação", informou a FPF.

Compartilhe  

últimas notícias