Diário de São Paulo
Siga-nos
People Mover

Prefeito de Guarulhos faz apresentação de projeto inédito sobre mobilidade urbana em Taiwan

Guti já havia citado que o município tem o perfil ideal para atrair investimentos externos

Prefeito de Guarulhos faz apresentação de projeto de mobilidade urbana inédito em Taiwan - Imagem: divulgação
Prefeito de Guarulhos faz apresentação de projeto de mobilidade urbana inédito em Taiwan - Imagem: divulgação

Vitória Tedeschi Publicado em 28/03/2023, às 15h58


Nesta terça-feira (28), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), que está desde o último sábado (25) em Taipei, capital de Taiwan, na China, se apresentou no "2023 Smart City Summit & Expo", evento internacional sobre cidades inteligentes, que reúne empresários, investidores e administradores públicos de diferentes países.

Foi durante o painel "Net Zero City Leaders Summit", abordando a emissão zero de carbono, em que ele apresentou como o Brasil utiliza novas fontes para garantir a renovação de energia, desde o uso do biodiesel no transporte público, como o planejamento para utilização de veículos alternativos.

Além disso, o prefeito também citou, em primeira mão, o novo projeto para construção do People Mover, uma espécie de aeromóvel que funcionará com propulsão pneumática em uma via elevada e está sendo construído no Aeroporto internacional de Guarulhos.

A ideia é atender bairros mais distantes do Centro, a partir da estação Aeroporto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que tem conexão com o Terminal Taboão da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

projeto-transporte-brasil-apresentacao-taiwan
Guti viaja a convite do Escritório Cultural e Econômico de Taipei, de São Paulo, sem custos para o município de Guarulhos / Imagem: divulgação

Com foco na novidade, Guti ainda explicou que o novo projeto prevê a construção da linha Aeroporto-Pimentas com oito estações ao longe de 12,4 quilômetros. O People Mover teria as estações Aeroporto, Malvinas, Haroldo Veloso, São João, Presidente Dutra, Inocoop, Bonsucesso e Pimentas.

Enquanto uma linha de Metrô tem o custo por quilômetro estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, este sistema tem um custo por quilômetro de R$ 100 milhões, ou seja, 10 vezes menos", afirmou.

Antes de sua apresentação, ainda no Brasil, ele já havia citado que o momento seria "uma excelente oportunidade para mostrarmos nossos potenciais econômicos a empresários da Ásia, que participarão desses encontros e que estão ávidos por parcerias com municípios brasileiros que apresentem bons projetos".

Além disso, ele também havia citado que os representantes de Taiwan demonstraram que Guarulhos tem o perfil ideal para atrair investimentos externos.

Vale citar que Guti viajou ao país a convite do Escritório Cultural e Econômico de Taipei, de São Paulo, para partiricipar da comitiva de 39 prefeitos e empresários do Brasil, sem custos para o município de Guarulhos.

Compartilhe  

últimas notícias