Diário de São Paulo
Siga-nos

China invade espaço aéreo de Taiwan em segundo dia de testes, diz Taipei

Em segundo dia de exercícios militares, Pequim cruzou ao menos 68 vezes Estreito de Taiwan, que fronteira entre os espaços aéreos e marítimos chinês e taiwanês. Testes seguirão até domingo (7)

China invade espaço aéreo de Taiwan em segundo dia de testes, diz Taipei - Imagem: Reprodução | ABr via Grupo Bom Dia
China invade espaço aéreo de Taiwan em segundo dia de testes, diz Taipei - Imagem: Reprodução | ABr via Grupo Bom Dia

Publicado em 05/08/2022, às 09h24 G1


No segundo dia de exercícios militares em resposta à visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, a China invadiu o espaço aéreo da ilha nesta sexta-feira (5), afirmou Taipei.

Segundo o Ministério da Defesa de Taiwan, cerca de 68 aeronaves de guerra e navios chineses cruzaram dezenas de vezes o Estreito de Taiwan, que delimita a fronteira entre a ilha e a China.

"Vários grupos de aeronaves e navios de combate realizaram exercícios ao redor do Estreito de Taiwan e cruzaram a linha média do estreito", afirmou o Ministério da Defesa de Taiwan. "Este exercício militar chinês, seja pelo lançamento de mísseis balísticos ou cruzando a linha média do estreito, é um ato altamente provocativo", acrescentou.

A linha média é uma coordenada não oficial, mas de aceitação geral, entre as costas da China continental e as de Taiwan.

Os testes realizados pela China, os maiores já realizados por Pequim na região, começaram na quinta-feira (4) e serão realizados até domingo (7), segundo o governo chinês.

No primeiro dia de exercícios, Pequimchegou a lançar 11 mísseis balísticos perto da ilha. Taipei afirmou ainda que navios da marinha chinesa e aeronaves militares chegaram a cruzar, por alguns instantes, a linha mediana do Estreito de Taiwan, marcação que separa os dois países.

Compartilhe