Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação

Prefeito de Guarulhos é premiado na Grécia por criação de escolas em período integral

Guti recebeu nesta quinta-feira (1º), o prêmio Woca, em Atenas

Prefeito Guti (PSD) recebe prêmio em Atenas, na Grécia, por suas iniciativas em educação - Imagem: divulgação
Prefeito Guti (PSD) recebe prêmio em Atenas, na Grécia, por suas iniciativas em educação - Imagem: divulgação

Mateus Omena Publicado em 01/06/2023, às 16h26


O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), recebeu nesta quinta-feira (1º) o prêmio Woca (Prêmio Empresa Mundial) em cerimônia realizada em Atenas, na Grécia.

O reconhecimento partiu do GCSM (Conselho Global de Sustentabilidade e Marketing) e pelo Fórum das Américas, em razão do desenvolvimento educacional e da universalização do ensino em período integral no município.

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a criação das escolas em período integral tem avançado na gestão atual. Atualmente mais de 20 mil crianças de zero a três anos estudam nessa modalidade na cidade, com acesso a atividades educativas diversificadas no contraturno das aulas e cinco refeições durante a permanência nas escolas.

De acordo com a gestão, em 2017, quando Guti assumiu a chefia do Executivo, esse número era de apenas 600 estudantes.

O prefeito explicou que a ampliação visa potencializar a aprendizagem e dar suporte às famílias que precisam trabalhar. Dentro desse compromisso, foi possível entregar 17 obras de escolas que estavam abandonadas na gestão anterior à sua. A última delas, entregue no fim de maio, deu oportunidade a 250 crianças também em período integral.

"Estamos avançando rapidamente em nossa meta de atender 30 mil alunos na modalidade integral ainda neste ano, e esse prêmio é um incentivo para continuarmos investindo na qualidade da educação guarulhense. Compartilho esse reconhecimento com toda a equipe da Secretaria de Educação e com os professores de Guarulhos, que têm sido fundamentais nessa jornada de transformação educacional".

Reconhecimento internacional

A cidade Guarulhos, na Grande São Paulo, conta com reconhecimentos internacionais por causa de suas políticas públicas de desenvolvimento da educação.

Em outubro de 2022 o Fórum Internacional dos Municípios do Brics (Imbrics), grupo formado por países de mercado emergente de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, premiou o prefeito Guti pelo programa Saberes em Casa, uma política pública guarulhense que foi modelo em enfrentamento a desafios mundiais e que trabalhou na pandemia propostas educativas por meio de ações em canal aberto na TV, jogos, vídeos no YouTube, biblioteca virtual e roteiros de aprendizagem.

O prefeito Guti também participou de painéis globais que celebraram as conquistas de Guarulhos no incentivo ao pensamento crítico, ao hábito da leitura e no acesso à informação por estudantes da cidade.

Em relação aos projetos, há a entrega de mais de 500 mil livros aos alunos da rede municipal, o uso de netbooks, de Wi-Fi e o acesso a obras literárias como instrumentos de aprendizagem.

Outra importante iniciativa é o projeto Livros Livres Voam, que consiste em ambientes com obras para o público infantil, infantojuvenil e adulto em salas de espera de serviços públicos.

Os painéis ocorreram em janeiro de 2023, no IX Encontro Internacional de Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, da Unesco, em Cuba, em outubro de 2022, na Semana Global de Alfabetização Midiática e Informação, na Nigéria, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Fórum Internacional dos Municípios do Brics e, em junho de 2022, no Fórum Urbano Mundial 11 (WUF 11) da ONU, na Polônia. Nenhuma dessas viagens gerou despesas aos cofres públicos municipais.

Compartilhe  

últimas notícias