Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Guti cria iniciativa revolucionária para alunos autistas da rede municipal de Guarulhos

O Prefeito do município enviou todos os processos recentemente à Câmara Municipal

Prefeito de Guarulhos cria iniciativa na saúde para alunos autistas da rede municipal. - Imagem: reprodução I Divulgação
Prefeito de Guarulhos cria iniciativa na saúde para alunos autistas da rede municipal. - Imagem: reprodução I Divulgação

Juliane Moreti Publicado em 11/12/2023, às 18h36


Guti, o Prefeito de Guarulhos, enviou recentemente à Câmara Municipal um projeto de lei que promete beneficiar mais de 4 mil alunos autistas, da rede municipal, por meio de um plano de saúde gratuito do Programa de Atendimento em Saúde na Educação Infantil.

A intenção, ainda, é que essa ''ação revolucionária'', como considerou Guti, se estenda também para as demais crianças com tipos diferentes de necessidades especiais, o que ampliará o número para 119 mil estudantes.

"Trata-se de uma ação revolucionária, que foi definida a partir de muito estudo da nossa parte junto a profissionais das áreas de saúde e educação'', citou o prefeito. Tudo pode depender, também, do orçamento nesse quesito definido para os próximos anos.

''Vamos garantir que os alunos tenham acesso a uma espécie de plano de saúde que será bancado pela municipalidade. Vamos começar oferecendo o benefício às crianças com transtorno de espectro autista, cujas famílias encontram sérias dificuldades para obter um atendimento médico adequado", acrescentou.

O Programa de Atendimento em Saúde na Educação Infantil também prevê que profissionais da eduçação sejam alcançados por meio de um calendário, que irá promover orientaçãos sobre atenção e ao cuidado com a saúde mental. 

Além disso, a ação é capaz de aumentar as chances de prevenir doenças e identificar necessidades especiais de forma mais eficaz por meio do atendimento médico, o que resultará em soluções mais rápidas que não terão tanto espaço para riscos à saúde dos alunos. 

''A Constituição do Brasil reconhece a saúde e tratamentos adequados como direitos fundamentais e universais garantidos pelo poder público. Além disso, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os jovens gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, como à saúde'', completou o Prefeito.

Compartilhe  

últimas notícias