Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Parques municipais têm 100 milhões de visitas em três anos, celebra Prefeitura de SP

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente informou que os parques se adaptaram conforme variação dos casos de Covid-19 na cidade

Parque da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo - Imagem: divulgação
Parque da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo - Imagem: divulgação

Mateus Omena Publicado em 14/06/2023, às 13h26


A Prefeitura de São Paulo anunciou recentemente que atingiu a expressiva marca de 100 milhões de visitas em seus parques municipais.

Segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), a contagem começou a ser feita em julho de 2020, quando houve a reabertura dos locais após lockdown imposto pela pandemia de Covid-19.

Em um levantamento, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) contabilizou 100.232.087 milhões de visitas nos 111 parques municipais durante quase três anos (146 semanas), levando em conta que uma mesma pessoa pode ir inúmeras vezes aos locais.

Depois do fechamento das áreas verdes, determinado em março de 2020 pelo ex-prefeito Bruno Covas, as áreas voltaram com medidas preventivas e restrições, que visaram conter o avanço da pandemia. Na história da capital paulista, essa foi a primeira vez em que todos os parques tiveram que suspender suas atividades por tempo indeterminado.

A gestão dos parques se adaptou conforme variação dos casos de Covid-19 na cidade. As restrições permitiram que os munícipes desfrutassem das áreas verdes seguramente, conforme precauções sanitárias adotadas pela prefeitura.

De acordo com a Prefeitura, a reabertura atraiu dezenas de milhares de frequentadores que, semanalmente, ocuparam os parques da capital e puderam “respirar” em meio a uma rotina de confinamento. A semana que mais recebeu visitas desde o início de contagem, foi exatamente esta última, de 5/6 a 11/6, com 1.5 milhão de visitas.

Dentro de três anos, São Paulo entregou quatro novos parques municipais (Nair Bello, Paraisópolis, Alto da Boa Vista e Augusta) elevando sua porcentagem de áreas verdes em 1,55%.

A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que entre agosto de 2021 e outubro de 2022, diversas áreas verdes foram palco da campanha de vacinação. Os dados levantados pela pasta apontam que o serviço de imunização aplicou 350 mil doses contra a Covid-19 nos parques Independência, Guarapiranga, Carmo, Severo Gomes e Buenos Aires.

Ao longo desse período, a SVMA desenvolveu diversos projetos de preservação da natureza. Em 2020 foram lançados dois planos verdes, o PMSA (Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais), que incentiva políticas públicas para a manutenção das áreas prestadoras de serviços ambientais, e o PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana), que propõe orientar o planejamento e a gestão da arborização, com intuito de aumentar a resiliência da cidade às mudanças climáticas. E no ano passado, a SVMA publicou o PLANPAVEL (Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres) com o objetivo de definir uma política para gerir áreas verdes e de proteção do patrimônio ambiental do munícipio.

Os dez parques mais visitados:

  • Ibirapuera: 7.383.436
  • Povo: 2.494.569
  • Independência: 1.977.801
  • Carmo: 1.298.616
  • Jardim da Luz: 870.637
  • Aclimação: 759.836
  • Augusta: 724.550
  • Trianon: 465.732
  • Santo Dias: 453.093
  • Vila Prudente: 419.038
Compartilhe  

últimas notícias