Diário de São Paulo
Siga-nos
Combate a Dengue

Nunes divulga novas medidas para o combate da dengue em São Paulo

Prefeitura pretende decretar estado emergencial o mais rápido possível para a epidemia da dengue

Nunes divulga novas medidas para o combate da dengue na cidade e lamenta postura do governo Lula - Imagem: reprodução Twitter I @Welbi
Nunes divulga novas medidas para o combate da dengue na cidade e lamenta postura do governo Lula - Imagem: reprodução Twitter I @Welbi

Milleny Ferreira Publicado em 13/03/2024, às 13h33


Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou através de uma coletiva que pretende declarar estado de emergência na cidade, além de propor novas medidas no combate à dengue.

Nunes criticou o Ministério da Saúde e relata que os repasses não estão vindo para SP para auxiliar no combate à doença. "Nós não recebemos nem veneno. Nosso orçamento da saúde é R$17 bilhões, recebemos 14% de transferência do governo federal", declarou o prefeito. 

Na capital paulista, foram registrados 35.417 casos de dengueconfirmados e oito mortes pela doença. Com isso, a prefeitura da cidade anunciou um reforço, serão contratados cerca de 500 médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem para prestarem atendimentos dentro das UBS e em tendas que serão montadas para as pessoas com sintomas.

De acordo com apurações do portal UOL, também serão contratados agentes para atuarem pelas 32 subprefeituras, eles irão trabalhar com foco de localizar possíveis criadouros do mosquito e em campanhas para a conscientização das pessoas. Estima-se que 3.200 agentes serão necessários para este serviço.

Os polos de Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAS) irão estender seu horário de funcionamento para até às 22h, a partir da próxima segunda-feira (18). 

As novas ações adotadas pelo governo terão um custo de R$240 milhões, que serão retirados dos cofres públicos.

"Estamos fazendo nossas ações com recurso da prefeitura. O que vier é bem-vindo, mas temos tido muita dificuldade de receber apoio do Ministério da Saúde", declarou.

Ricardo Nunes ao finalizar a coletiva lamentou a postura do governo Lula de não ter disponibilizado as doses da vacina para a região. 

Porém o critério utilizado pelo presidente foi de primeiramente enviar os imunizantespara as regiões de grande porte para a transmissão do vírus durante a última década. Além do Ministério da Saúde ter adotado o critério de priorizar a população igual ou maior a 100 mil habitantes e altas taxas de transmissão nos últimos meses. Dos 645 municípios paulistas, apenas onze receberam as vacinas, e estão na região Alto Tietê.

A dengue é considerada epidêmica quando os casos confirmados atingem 300 casos para cada 100 mil habitantes, Nunes adianta que todos os dados técnicos estão sendo observados e que pretende decretar estado de emergência assim que forem finalizados. Esse decreto permite que estados e municípios possam receber recursos adicionais do governo federal.

Fique atento aos sintomas:

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.
Compartilhe  

últimas notícias