Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde pública

Governo envia novos lotes de vacina contra a dengue para 29 municípios

Até o momento, a campanha de vacinação contra a dengue está sendo aplicada apenas em crianças de 0 à 11 anos

Governo envia novos lotes de vacina contra a dengue para novos 29 municípios - Imagem: Reprodução Freepik
Governo envia novos lotes de vacina contra a dengue para novos 29 municípios - Imagem: Reprodução Freepik

Milleny Ferreira Publicado em 26/02/2024, às 09h32


Foi divulgado pelo Ministério da Saúde que o envio de novas doses da vacina contra a denguechegará a mais 29 municípios dentro dos próximos dias. Com a entrega desse novo lote já serão 521 municípios que conseguirão se vacinar até a primeira semana do mês de março.

A campanha de vacinação da Qdenga iniciou ainda neste mês de fevereiro e até o momento está sendo destinada para as crianças de 0 até 11 anos, e logo mais planeja fazer a ampliação para os adolescentes de 12 à 14 anos que residem nos municípios que já estão na lista de receberem os lotes. 

O imunizante da Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Já em dezembro de 2023, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

As regiões que estão sendo imunizadas são todas aquelas que estão dentro das áreas com mais risco e incidência da dengue de tipo 2 (Sorotipo 2), a qual provoca uma infecção mais grave da mesma doença. 

De acordo com o portal da Agência Brasil, foi criada uma certa restrição de regiões que irão receber os imunizantes, e ela consiste nas dificuldades que apareceram durante o processo de produção e oferta da vacina, que foi produzida pelo laboratório Takeda. Conforme acontecer as entregas dos demais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também divulgado pelo Ministério da Saúde, cerca de 5,2 milhões de vacinas foram compradas durante este ano, e em 2025 prevê-se que sejam mais 9 milhões.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

Compartilhe  

últimas notícias