Diário de São Paulo
Siga-nos
VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE

Segundo o Ministério da Saúde, menos de 19% do público-alvo foi vacinado contra a dengue

O Ministério da Saúde informou que somente 230.796 doses de vacina contra a dengue foram aplicadas no público-alvo

O Ministério da Saúde informou que somente 230.796 doses de vacina contra a dengue foram aplicadas no público-alvo - Imagem: Reprodução/Freepik
O Ministério da Saúde informou que somente 230.796 doses de vacina contra a dengue foram aplicadas no público-alvo - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 08/03/2024, às 09h37


O Ministério da Saúde informou que somente 230.796 doses de vacina contra a dengue foram aplicadas no público-alvo, o que corresponde a 18,7% do total.

De acordo com a CNN, foram distribuídas 1.235.236 doses de vacina. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (7) e levam em consideração as doses aplicadas até quarta-feira (6).

Segundo a pasta, o ministério adquiriu todo o estoque disponível das vacinas para 2024 e 2025.

Neste ano, o país receberá 5,2 milhões de doses, além de uma doação de 1,3 milhão, o que permitirá a vacinação de 6,2 milhões de pessoas.

O público-alvo das vacinas contra a dengueé composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

A escolha dessa faixa etária permite que mais municípios recebam as doses. A pasta ainda destacou o quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório Qdenga, fabricante das doses.

A definição do público-alvo foi feita com acordo entre estados e municípios, representado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), seguindo uma recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde.

Em uma nota, o Ministério da Saúde afirmou que está coordenando um esforço nacional para ampliar o acesso a vacina contra a dengue, e disse que atuará em um conjunto com o Instituto Butantan e a Fiocruz para expandir a produção de vacinas no Brasil.

A pasta também fez um apelo para que seja intensificada a prevenção para eliminar os focos do mosquito transmissor da doença.

Há também uma recomendação, de que as pessoas com sintomas como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações, procure um serviço de saúde para um tratamento adequado.

Compartilhe  

últimas notícias