A decisão foi anunciada nesta última sexta-feira (8/3), em uma ação movida pelo São Paulo Futebol Clube no STF

Lillia Soares Publicado em 10/03/2024, às 15h38
O São Paulo Futebol Clube teve seu pedido contra a restrição da venda de bebidas alcoólicasnos estádios paulistasnegado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi anunciada nesta última sexta-feira (8/3), em uma ação movida pelo São Paulo Futebol Clube no STF, depois que um pedido semelhante foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
No pedido, conforme informa o portal Metrópoles, o clube paulista afirmou que a proibição da venda de bebidas nos estádios "é desarrazoada e ilegítima", uma vez que não é efetiva para diminuir a violência durante as partidas.
Além disso, o clube também destacou que o futebol em São Paulo não é uma exceção, mencionando que em outros estados e países é permitida a venda de bebidas nos estádios.
Na sua decisão, Gilmar Mendes rejeitou o argumento do clube de São Paulo e disse que cabe aos estados decidir se permitem ou não a venda de bebidas nos estádios.
Desde 1996, é proibida a venda de cerveja nos estádios de São Paulo. Essa medida foi adotada após um incidente envolvendo torcedores de São Paulo e Palmeiras no Pacaembu, um ano antes. As únicas vezes em que houve exceções foram durante a Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.
Vale ressaltar que em 2019, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou uma proposta de lei para autorizar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. No entanto, o então vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), na administração de João Doria, vetou o projeto.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Falso assalto termina com dois funcionários baleados por policial de folga na Zona Leste de São Paulo

Moraes dá 48 horas para defesa de Bolsonaro explicar divulgação de carta lida por Flávio nas redes

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Propostas do governo Trump para flexibilizar venda de armas preocupam especialistas sobre impacto no tráfico internacional

Ônibus furtado invade imóvel na Cidade Tiradentes e motorista foge após colisão

Falso assalto termina com dois funcionários baleados por policial de folga na Zona Leste de São Paulo

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Os 5 ataques cibernéticos mais comuns: Como evitar ser a próxima vítima