Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação

'Meu Trampo' forma mais de 1 mil jovens com planos de capacitação e empreendedorismo, diz Prefeitura

O projeto é focado em jovens de 15 a 29 anos, em regiões de vulnerabilidade social

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao lado de jovens apoiados pelo projeto Meu Trampo - Imagem: divulgação/Prefeitura de São Paulo
Prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao lado de jovens apoiados pelo projeto Meu Trampo - Imagem: divulgação/Prefeitura de São Paulo

Mateus Omena Publicado em 29/05/2023, às 14h00


A Prefeitura de São Paulo promoveu na manhã desta segunda-feira (29) a formatura de mil estudantes que participaram do projeto Meu Trampo.

A iniciativa, feita pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, oferece curso de empreendedorismo para jovens de 15 a 29 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Quando você tem determinação e busca chegar a algum lugar, você chega. Às vezes demora um pouco. Às vezes a gente não consegue 100% daquilo que a gente sonha, mas esse é o primeiro passo que a gente precisa dar”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Segundo a prefeitura, o programa de capacitação abrange cinco aulas que abordam temas como criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros.

O projeto se destaca por oferecer apoio de consultores especializados em negócios aos estudantes, por 90 dias, para colocar em prática o que aprenderam.

As ações são feitas pela Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, autor da metodologia By Necessity, que define os passos e o plano de ação do negócio.

Em sua participação, a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, compartilhou detalhes de sua carreira, os seus altos e baixos e como encarou cada desafio. “Quase tudo que eu queria deu errado. Hoje eu amo ser secretária de Direitos Humanos e estar nesse lugar onde eu posso de várias maneiras trabalhar para mudar o mundo”, disse.

Desde o início do projeto, 40 turmas foram concluídas e mais de mil alunos formados. Mais 107 turmas estão programadas até o final de julho.

Como funciona o Meu Trampo?

A iniciativa conta com aulas que abordam temas como criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros.

Ao concluírem o programa, os alunos saem com um plano de negócios estruturado, contando com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias após o término das aulas, para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam, assegurando que os novos negócios se tornarão suas fontes de renda e autonomia.

“Essa metodologia foi pensada para qualquer pessoa que tenha vontade de ganhar o seu dinheiro e gerir o seu próprio negócio a partir da criatividade e montar alguma possibilidade de sonhar diferente a partir do seu próprio negócio”, declarou o presidente da Agência Besouro de Fomento Social e Pesquisa, Vinicius Mendes.

Os interessados podem se inscrever pelo site do Meu Trampo. Cada turma tem 30 vagas.

Compartilhe  

últimas notícias