Diário de São Paulo
Siga-nos
Denúncias e mudanças

Mercado Municipal de SP determina regras após denúncias de 'golpe das frutas'

O ponto turístico é um prédio histórico muito conhecido pelos paulistanos

A concessionária responsável pelo Mercado Municipal de São Paulo determinou novas regras aos comerciantes para evitar o ''golpe da fruta''. - Imagem: reprodução I Freepik
A concessionária responsável pelo Mercado Municipal de São Paulo determinou novas regras aos comerciantes para evitar o ''golpe da fruta''. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 06/03/2023, às 16h14


Conhecido como o ''golpe das frutas'' foi muito denunciado pelos preços abusivos por paulistanos e visitantes que vão fazer compras no Mercado Municipal de São Paulo. Por causa disso, a concessionária responsável pela gestão decidiu atribuir novas regras aos lojistas para evitar que a prática continue. 

O Mercado Municipal é um prédio histórico muito movimentado por possuir a praça de alimentação e boxes que vendem frutas raras, verduras, legumes, laticínios e os mais conhecidos ''lanche de mortadela'' e ''pastel de bacalhau''. Contudo, o que era para ser proveitoso, possui uma armação por parte dos comerciantes.

Basicamente, o golpe consiste em ofertar ao cliente um produto por um valor e cobrar mais do que o dobro na hora do pagamento, apresentando o preço por grama em vez de falar quilo para confundir o consumidor, citando sobre ''compensar mais''. Além disso, há lojistas que colocam mais comestíveis do que a quantidade solicitada, tornando o número total mais alto. 

Tudo isso faz com que o consumidor se sinta intimidado pelo vendedor, pagando um valor acima da média. Entretanto, esses atos foram denunciados no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Mercadão e pelo Procon-SP, chegando nas mãos da concessionária que administra o Mercado. 

De acordo com informações disponibilizadas pelo portal G1, as novas regras impostas pelo setor responsável incluem não ser permitido abordar clientes com faca de metal (somente de plástico), manter ao menos um metro de distância na hora das vendas e a proibição da abordagem por vários vendedores em contato com um único consumidor. 

Ainda assim, multas também serão aplicadas, variando no valor de 10% a 100% do valor da locação do box do lojista. Caso haja uma segunda advertência, o contrato será anulado e a concessionária irá ajuizar a ação de despejo. 

A concessionária afirma que observará as ações dos responsáveis pelas bancas das frutas, aplicando as consequências do não cumprimentos das novas regras. ''É muito importante que a companhia seja informada de eventuais abusos para que sejam todas as medidas necessárias. Para isso, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]'', escreveu em nota. 

Compartilhe  

últimas notícias