Diário de São Paulo
Siga-nos
De olho no bolso

Alerta! Escândalo das Americanas afeta dinheiro de clientes Nubank; entenda

Saiba porque a crise de bilhões da empresa chegou na clientela do roxinho

Entenda porque a crise de bilhões das Americanas chegou na clientela do Nubank - Imagem: divulgação
Entenda porque a crise de bilhões das Americanas chegou na clientela do Nubank - Imagem: divulgação

Jessica Anjos Publicado em 16/01/2023, às 15h43


O fundo Reserva Imediata do Nubank investia 1% do seu valor total em debêntures das Americanas, após a crise financeira da empresa, com um rombo de mais de 20 bilhões no orçamento, o rendimento fechou no vermelho para os clientes da Nubank no mês até o dia 13 de janeiro. 

No material de divulgação da empresa, esse tipo de serviço, o Nu Reserva Imediata, funciona como uma reserva de emergência.

Entenda porque o rendimento ficou negativo 

Em janeiro, o redimento do fundo Nu Reserva foi negativo em 0,26% até a última sexta, dia 13 de janeiro. De acordo com o UOL, no último ano, o dinheiro rendeu aos adeptos 12, 74% até janeiro deste ano. No mesmo período, se compararmos, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário, que serve de índice de referência no mercado) rendeu 12,59%.

Porém, no último mês, o desempenho do serviço do Nubank ficou abaixo do CDI.

A rentabilidade negativa deixou clientes enfurecidos que foram reclamar nas redes sociais, investidores questionaram a perda com o fundo.

Segundo Estadão, o Nubank afirmou que cerca de 10% das "caixinhas" existentes têm recursos no Nu Reserva Imedita. "O impacto de rentabilidade nesse fundo específico, causado pelo evento atípico de mercado, tende a ser amenizado ao longo do tempo pela estratégia de gestão do fundo", garantiu a empresa em nota.

Além disso, Nubank também afirmou que "na experiência oferecida para as Caixinhas, o Nubank oferece diferentes opções de investimentos aos clientes, de acordo com seus objetivos, o questionário de adequação do perfil de resico do cliente e aceite do termo de adesão".

Para tranquilizar os clientes, a gestora de fundos de investimento do Nubank, a Nu Asset Managemente, assegurou que "a pequena parcela de investimento em debêntures das Lojas Americanas, historicamente avaliada como Triple A por diferentes casas de rating, já foi revista".

Compartilhe  

últimas notícias