Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2024

Boulos apresenta sua estratégia para obter a liderança na disputa pela Prefeitura de SP

O deputado está alinhando suas ações com dirigentes do PSOL para se manter como favorito nas pesquisas de votos

Deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL) na Câmara dos Deputados - Imagem: reprodução/Câmara dos Deputados
Deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL) na Câmara dos Deputados - Imagem: reprodução/Câmara dos Deputados

Mateus Omena Publicado em 13/07/2023, às 13h13


O deputado federal Guilherme Boulos está contando com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar as eleições de 2024 pela Prefeitura de São Paulo. Tanto que o político e seu partido, PSOL, iniciaram discussões e estudos para modular o discurso de campanha.

Segundo a CNN, a proposta é tentar diminuir a resistência do pré-candidato de esquerda junto à classe média alta, com um discurso que também atenda à demanda dessa classe.

De acordo com a análise feita recentemente pelo PSOL, o eleitorado de classe média alta da capital paulista tem como principais demandas a melhora na segurança, no transporte e na zeladoria da cidade.

Por isso, já na pré-campanha municipal, foi aconselhado que Guilherme Boulos não faça um discurso apenas focado nos moradores da periferia, mas que também atenda às necessidades dos bairros mais ricos, criando um discurso de que é o candidato de todas as classes.

Atualmente, pesquisas internas feitas pelos partidos de direita e de esquerda apontam Boulos como favorito. Na cidade de São Paulo, diferentemente do estado, o vencedor na campanha presidencial de 2022 foi Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

O PSOL também avalia como o deputado federal deve tratar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa municipal. O partido tem considerado que, apesar de ser um dos maiores críticos do ex-mandatário do Palácio do Planalto, seria melhor a Boulos terceirizar os ataques.

De acordo com dirigentes da legenda, essa abordagem ocorre porque um discurso mais combativo pode afastar eleitores de classe média que votaram em Bolsonaro, mas criticam a gestão passada.

Por outro lado, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, tem se esforçado para conquistar o apoio do PL e se associado a Bolsonaro e ao governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Compartilhe  

últimas notícias