Energia foi cortada nos dois reatores que ainda estão em funcionamento

Agência Brasil Publicado em 26/08/2022, às 14h35
O mundo se livrou por pouco de um acidente radioativo na estação nuclear de Zaporizhia, na Ucrânia, nessa quinta-feira, depois que a energia foi cortada nos dois reatores que ainda estão em funcionamento na usina, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

A empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom informou que incêndios nos poços de cinzas de uma usina de carvão, perto do complexo, desconectaram os reatores da rede elétrica. A empresa culpou os "invasores" russos pela desconexão.
Zelenskiy, confirmando comentários anteriores feitos à Reuters por uma autoridade do setor de energia, disse que geradores reservas a diesel foram imediatamente acionados para garantir o fornecimento contínuo de energia. A eletricidade é usada para a refrigeração e os sistemas de segurança da usina nuclear.
"Se os geradores a diesel não tivessem ligado, se nossa equipe da estação não tivesse reagido após o apagão, já estaríamos sendo forçados a superar as consequências de um acidente radioativo", afirmou o presidente ucraniano em pronunciamento.
"A Rússia colocou a Ucrâniae todos os europeus a um passo de um desastre radioativo."
Zelenskiy pediu à Agência Internacional de Energia Atômica e outros órgãos mundiais que atuem de maneira mais rápida para forçar as tropas russas a deixar o território onde fica a usina, a maior do gênero na Europa.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Brasil goleia a Escócia, confirma liderança do grupo e embala rumo ao mata-mata da Copa do Mundo

Michelle Bolsonaro expõe crise com Flávio e diz ter sido humilhada e apunhalada pelo senador

Ancelotti promove mudança no ataque e Brasil está escalado para duelo decisivo contra a Escócia

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Fachin abre debate no STF sobre reforma do Judiciário e busca soluções para desafios do sistema