Diário de São Paulo
Siga-nos

VÍDEO - baleias morrem encalhadas por suspeita preocupante

As imagens flagraram o momento em que elas foram resgatadas

Retroescavadeira tenta remover corpo de baleia que morreu encalhada - Imagem: reprodução Antara Foto via g1
Retroescavadeira tenta remover corpo de baleia que morreu encalhada - Imagem: reprodução Antara Foto via g1

Vitória Tedeschi Publicado em 09/04/2023, às 14h59


Neste domingo (09), uma baleia da espécie cachalote de 17 metros de comprimento morreu após encalhar em uma praia de Bali, na Indonésia. Ela foi localizada no último sábado (08) à tarde na praia de Yeh Leh, no leste da ilha.

As informações foram divulgadas por um funcionário do serviço de proteção da natureza do país, que também revelou que esta é a terceira baleia encontrada morta em pouco mais de uma semana.

Isso porque, na última quarta-feira (05), outra baleia da mesma espécie de 18 metros foi encontrada encalhada em uma praia da costa leste. O animal ainda estava vivo e equipes de emergência e voluntários o devolveram ao mar, mas ele morreu horas mais tarde em outra praia, sem machucados aparentes.

baleia-encalhada-plastico-1
Um morador de Bali e hindu faz uma reza e oferenda diante do corpo de uma baleia que morreu encalhada em uma praia da ilha / Imagem: reprodução Antara Foto via g1

Antes disso ainda, no último dia 1º, mais uma baleia-de-bryde de 11 metros também foi encontrada morta em uma praia de Tabanan, no sul. Seus restos mortais no entanto já estavam em decomposição, o que demonstra que ela já estava ali há certo tempo.

A notícia sobre a onda de mortes de baleias na Indonésia já poderia ser triste o suficiente. No entanto, fica mais preocupante ainda quando as suspeitas são a ingestão de plásticos.

Vale lembrar que, em 2018, uma baleia foi encontrada no mesmo país morta com mais de 100 copos de plástico e 25 sacos no estômago, o que alarmou a problemática do país ser considerado o segundo que mais contribui com os detritos plásticos marítimos, atrás apenas da China.

Na ocasião, uma imagem que virou o símbolo do problema que o arquipélago asiático enfrenta com resíduos plásticos no mar.

Compartilhe  

últimas notícias