Adolescente de 14 anos morreu em Durango após cirurgia estética de seios feita sem autorização do pai

Manoela Cardozo Publicado em 30/09/2025, às 11h08
A morte de uma adolescente de 14 anos, na cidade de Durango, no México, levantou questionamentos sobre negligência médica e omissão familiar. O caso ocorreu no sábado (20), oito dias depois de uma cirurgia de aumento de seios feita pelo namorado da mãe da jovem, que é cirurgião.
O pai, Carlos Arellano, revelou em redes sociais que só soube do procedimento após a morte da filha. Além disso, denunciou que o atestado de óbito indicava falsamente “doença” como causa do falecimento, o que, segundo ele, seria uma tentativa de encobrir os responsáveis.
Carlos Arellano utilizou as redes para cobrar investigação das autoridades mexicanas. O homem afirma que não autorizou a cirurgia e que só tomou conhecimento do caso após receber o documento oficial de óbito.
“Exijo que todos os responsáveis sejam investigados: o médico, a mãe, o hospital, seus administradores e todos os que participaram desse encobrimento”, declarou.
Enquanto isso, a promotora Sonia Yadira de la Garza, representante da Fiscalía Geral do Estado de Durango, informou que, no primeiro momento, tanto o pai quanto a mãe assinaram o certificado de óbito. O pai, no entanto, registrou a denúncia no dia seguinte, quando descobriu que a filha havia sido submetida ao procedimento estético.
De acordo com a promotora, o médico identificado pelas iniciais V.M.R.G., que também é companheiro da mãe da vítima, pode ser acusado de homicídio culposo. A mãe da jovem, cuja identidade não foi revelada, pode responder por omissão de cuidados.
As investigações ainda estão em andamento, mas a denúncia trouxe atenção para o possível envolvimento do hospital e dos administradores da instituição, já que o procedimento aconteceu sem o conhecimento do pai e, aparentemente, sem autorização formal.
A presidente Claudia Sheinbaum Pardo comentou o assunto em coletiva realizada na quarta-feira (23). Na ocasião, expressou solidariedade à família e prometeu avaliar formas de prestar apoio.
“Com prazer”, disse a mandatária ao ser questionada sobre o caso, reforçando que acompanharia os desdobramentos junto aos familiares da vítima.
As autoridades de Durango avaliam as provas reunidas até o momento para determinar a responsabilidade criminal dos envolvidos. A pressão da opinião pública e das declarações do pai da adolescente devem influenciar no ritmo das investigações.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

Deputada Júlia Zanatta diz trabalhar "7x0" e afirma: "Você jamais aguentaria um dia na minha pele"

Passageira espanhola é presa por injúria racial após comentário racista no aeroporto de Guarulhos

Investigado pela PF, banco ligado a Edir Macedo multiplicou carteira de CDBs em mais de 1.100% em oito anos

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque