Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Rafael Bittencourt (Angra) fala com o Diário de São Paulo

Rafael Bittencourt. - Imagem: Reprodução | YouTube
Rafael Bittencourt. - Imagem: Reprodução | YouTube
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 01/12/2022, às 08h35


Rafael Bittencourt é um músico com reconhecimento internacional. Ele é um dos fundadores da banda Angra, mundialmente aclamada. Trata-se de uma das bandas mais importantes do Brasil, com diversos discos lançados mundialmente.

O guitarrista concedeu entrevista exclusiva para este colunista. Um dos momentos mais interessantes do bate-papo foi quando resolvi perguntar para o Rafael Bittencourt como ele se sente ao ser envolvido em debates que acontecem nas redes sociais e são provocados por fãs ou ex-membros da banda. Rafael esclareceu que: "Acho que essa questão de os fãs alimentarem treta é algo que tem mais a ver com a psicologia humana do que especificamente com o Angra. Sendo isso uma coisa humana, não é só uma empresa, são bandas. A relação é muito parecida com família, casamento etc. É óbvio que desentendimentos acontecem. Agora, a repercussão desses desentendimentos é algo que tem mais a ver com o público do que com a banda. É uma família e acontecem perrengues. O público ter sede de fofoca tem mais a ver com a psicologia do público do que das bandas. É curioso, porque o públicoolha e acha que vê o artista, mas ele está se olhando no espelho. É um aspecto maluco. Daria para chamar um psicólogo ou antropólogo. Eu vivo numa boa com isso, sabe?".

A questão do uso das novas mídiassociais não é preocupação para o Rafael apenas quando se trata de discussões geradas por fãs ou ex-membros do Angra, mas também no que se refere ao abuso na utilização das novas tecnologias em todos os aspectos.

O guitarrista deu uma pista sobre o tema do aguardado próximo álbum da banda ao comentar que: "Escrevi muitas letras dentro do Angra, mas dessa vez abri isso para os outros integrantes. Primeiro, porque conversamos muito sobre vários assuntos e todos têm insights legais. Me dispus a ajudar, porque fazer letra não é só escrever um poema. Existem regrinhas para aquilo ficar legal numa letra de metal. O Dennis Ward escreve muito bem e vai colaborar dessa vez. Agora, sobre os temas... Quase todos nós somos pais e nos preocupamos com essa geração. Como essa molecada adolescente tem sensibilidade e isso é muito bom, mas em outros aspectos, são muito sem iniciativa. O hábito de se relacionar com o mundo através do celular unicamente traz isso. Eles jantam com o celular na mão, o mundo real perdeu a graça. O mundo precisa ser traduzido nessa janelinha do celular. Isso é algo que falamos. Muitos ficam ansiosos e deprimidos, com insegurança. Vamos falar sobre o comportamento das pessoas no mundo de hoje"

A entrevista te vários momentos muito interessantes que serão tema de futuras colunas.

Compartilhe  

últimas notícias