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Como construir um plano de negócio eficiente

Imagem: Freepik
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Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 23/06/2023, às 09h25


No mundo globalizado e contemporâneo, existem diversas ferramentas e softwares disponíveis no mercado que proporcionam um maior controle e aceleram performances, o que nos permite um acesso ao público alvo ou segmentado mais assertivo.

Muitos empreendedores utilizam dessas ferramentas, mas se esquecem, ou não sabem montar um plano de negócio. É através dessa imersão no desenvolvimento do seu plano estratégico que resultarão as diretrizes de onde o negócio irá partir e qual o objetivo de chegada.

Para aumentar as chances de sucesso de uma loja virtual, por exemplo, ainda é válido começar a desvendar seu propósito através de um questionário, que em sua maioria são questões ligadas ao mercado, setor ou equipe. Importante também ficar atento às características peculiares da sua empresa.

Além dos requisitos técnicos e regulatórios, é necessário pesquisar o tamanho do mercado, a capacidade de venda, os hábitos de compra e mapear os concorrentes.

Somente essa jornada irá trazer a proposta de valor e os diferenciais competitivos para serem avaliados com clareza através da análise SWOT.

Importante destacar a necessidade de um resultado eficiente no processo operacional através de um plano de negócio bem desenvolvido. Seja para produto ou para serviço, é preciso atenção para alguns requisitos fundamentais no plano operacional do negócio, como por exemplo: logística, formas de pagamento, plano de divulgação, recursos humanos, pós venda, treinamentos e fluxograma.

Na primeira fase, um dos objetivos principais de um plano de negócio consistente é identificar e detalhar os diferenciais competitivos do seu produto. Sonhe grande, pense no futuro, mas sempre com os pés no chão.

É no plano de negócio o momento de aterrizar, escalar o time, criar os departamentos, trazer os colaboradores para perto e compreender a estratégia de expansão.

Somente através das provocações e questões ali existentes para reflexão sairão as respostas para o aperfeiçoamento inicial e desenvolvimento do negócio. 

Dando sequência no plano de negócio, uma segunda fase da sua elaboração está atrelada à análise de mercado. Esse recurso é fundamental para entender onde e como atacar para efetivar o plano estratégico de maneira eficaz.

Além de mapear os possíveis clientes do mercado que você pretende entrar, é necessário comparar seus produtos com os produtos dos concorrentes. Prospectar diferenciais que poderão fazer a diferença, atrair e gerar destaque. Caso não consiga diagnosticar vantagens competitivas é a hora de trazer a criatividade para o jogo e criá-las.

Após essas identificações iniciais, clareza no modelo de negócio e proposta de valor definida, chega o momento de divulgar.

Entender os melhores recursos de marketing para se posicionar dentro daquele segmento. É importante o empreendedor saber como quer ou irá construir a sua marca. Listar todas as opções de recursos disponíveis, analisar as melhores conversões e os melhores custo- benefícios para conquistar um novo cliente ou recorrência de compra.

Na era digital e negócios online, como por exemplo e-commerce, algumas fórmulas geram bons indicadores e métricas como por exemplo o CAC (custo de aquisição por cliente).

Planejar as etapas e atividades é fundamental. Definir os responsáveis pelas tarefas a serem realizadas, estabelecer prazos para cumprimento de objetivos, estabelecer as metas e apresentar os resultados almejados.

Atenção a cada detalhe no processo operacional das tarefas, e saber que ideias e conceitos podem ser revistos permanentemente. Definir as funções e qualificações mínimas necessárias ou exigida para os colaboradores da sua marca. Saber escalar seu time pode fazer a diferença.

Até essa parte do artigo estávamos focados no intelecto e organização, mas sabemos que todo negócio visa e necessita de dinheiro.

 O planejamento financeiro é o alicerce para desenvolver e estabelecer as fórmulas de lucro, metas, margens, previsões de rentabilidade e custos operacionais. Ao iniciar um planejamento financeiro, muitos analistas recomendam considerar um cenário e período de no mínimo 3 anos.

O melhor caminho para se iniciar essa fase, é a análise e o mapeamento de todos os custos possíveis. A logística, custos de produção, despesas comerciais, questões administrativas e distribuição são tópicos que devem ser abordados.

Mas o que fará o público escolher pelo seu produto? Esse é o principal objetivo de conhecer as suas vantagens competitivas.

 Essa premissa também realizada na análise de mercado é o que trará para a empresa o conhecimento e ferramentas para lutar em seu nicho, com o intuito de se destacar e suprir as expectativas e necessidades do seu público alvo.

Outro termo utilizado para essa investigação é o "benchmarking", que tem como objetivo entender o que as outras empresas do mesmo segmento estão fazendo e quais formas elas estão fazendo.

Isso também impacta positivamente na execução do plano de negócio.

O "benchmarking" ajuda a diminuir os riscos e se torna essencial para conter as possíveis ameaças, fortalecendo as decisões e facilitando a sobrevivência.

O jeito mais prudente de alcançar o sucesso comercial é olhar para os lados e observar as melhores performances. Somente assim se terá condições de lutar com eles.

Estar atento às metas periódicas, pensar nos seus objetivos de venda são fatores essenciais para a durabilidade do seu negócio.

Saber precificar é outro pilar fundamental na elaboração do plano de negócio para se estabelecer e se posicionar de maneira correta no mercado. A fórmula de lucro tem o compromisso de compor uma boa rentabilidade nos produtos ofertados, sem que os preços sejam abusivos e também com o compromisso de não comprometer a margem que possam causar prejuízos. Esse é o momento para utilizar a tecnologia a favor.

Compreender a importância do uso dos dados, indicadores e pesquisa de mercado para considerar a realidade do mercado e clarear os desejos de quem quer atingir.

Agora é momento de pautar um dos principais pilares na construção do seu plano de negócio. Escolher e mapear bons fornecedores é um dos passos que exige maior dedicação para alcançar seus objetivos, e fundamentais para agregar segurança e escalabilidade.

Uma boa parte do seu tempo deverá ser focado nessa específica tarefa. Quando se fala em fornecedor, pode ser de produto ou prestação de serviço.

Busque ser frio e objetivo nas análises. É preciso validar as opções para construir relações sólidas. Entenda os diferenciais de cada um e quais podem trazer melhor segurança e resultados.

Planejamento tributário

Não são somente as vendas que sustentam uma empresa. Existe um lado burocrático e técnico que exige muita atenção e organização. Toda e qualquer empresa precisa ter um contador que trabalhe para o seu negócio.

Ter um planejamento tributário bem administrado por uma empresa de contabilidade pode ajudar nessa etapa.

Realizar operações dentro da lei e com a menor carga tributária possível, é uma das etapas estratégicas do empreendedor já na fase inicial do negócio, começando pelo CNAE. Essa é uma proteção necessária para evitar multas ou penalidades expoentes que façam a empresa perder dinheiro.

A construção de uma equipe e formalização de um fluxograma e organograma organizado, pode trazer clareza para o papel de cada pessoa dentro de qualquer engrenagem.

As ações e tarefas precisam ter donos. Cada integrante da sua equipe precisará ter um papel a desempenhar no funcionamento do seu negócio e alcançar um processo eficaz e consistente sempre visando o aumento da produtividade.

Estabelecer e validar os departamentos trará propriedade para lidar com problemas relâmpagos que podem aparecer durante os processos. Essas estruturas de informações devem também estar previstas no seu plano de negócio.

Manter o contato com o plano de negócio é fundamental e requer atualizações regulares. O primeiro fator a ser considerado para revisar o plano de negócio é bastante simples: o tempo.

A melhor resposta que sua operação pode conquistar é do mercado. É através dele que vêm os sinais para revisar o plano e atualizar as informações.

No dicionário ´´startupês´´ muitas condutas e processos podem ser pivotados, ou seja, traçar novos caminhos de maneira rápida para alcançar maiores objetivos que valorizam a proposta de valor, otimizam recursos e aumentam a rentabilidade.

Assim sendo, você poderá garantir que seu plano estratégico seja sempre revisitado e alterado mesmo sem que os demais critérios desta lista se apliquem.

Ficar atento aos resultados, mesmo sendo menores do que o esperado. Talvez seja essa a hora de revisá-lo, considerando possíveis ajustes na estratégia de vendas.

Faça comparações sobre as suposições e previsões apontadas no plano de negócio junto a realidade apontada pelo mercado.

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