Diário de São Paulo
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Bate-Papo com Marauê

Como Renato Antunes criou uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil

Renato Antunes - Imagem: Reprodução | Pequenas Empresas Grandes Negócios
Renato Antunes - Imagem: Reprodução | Pequenas Empresas Grandes Negócios
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 04/03/2024, às 07h59


Bom dia Renato, obrigado por receber o Diário de São Paulo. Começo essa entrevista perguntando como foi a sua trajetória profissional até o lançamento da Braé?

- Olá, bom... primeiro eu fiz a faculdade de engenharia mecânica em Sorocaba e depois fui morar fora muito cedo, fiz minha pós graduação em Londres e depois fui para os Estados unidos. Trabalhei lá durante um ano e aí consegui um trabalho flexível, eu morava um pouco no Brasil um pouco na Itália (Milão). Fiquei três anos assim!

Em 2012 , tive a oportunidade de cair nesse mundo dos cosméticos, em uma empresa brasileira que exportava muito. Fui convidado para serDiretor de exportação deles.Em 2013 decidi voltar a morar nos EUA.Em 2015 , morando em Miami criei a BRAÉ. Ela é Norte Americana.

Eu estava trabalhando há três anos com aindústria de Beleza e viajei por mais de 30 países e percebi que o sonho da mulher mundial era ter o cabelo da mulher brasileira. Então qual foi a ideia, criar a marca premium que pudesse levar a experiência do cabelo das mulheres brasileiras para mundo. Então ficou BRAÉ, “Bra” de Brasil e “É “ de Experience = BRAÉ, a experiência do cabelo das mulheres brasileiras para oMundo.


Dentro das nossas pesquisas, percebi a presença da BRAÉ em mais de 10 países. Como foi esse processo de expansão?

Estamos em 12 países.Quando eu criei a BRAÉ nos EUA eu já pensava em exportação, nesse momento não imaginava trazê-la para o Brasil.
Eu tinha três importadores internacionais de cosméticos que eram meus amigos, então eles me ajudaram no início e começaram a comprar a marca e aí começamos a vender nos EUA também. Existia uma marca na época chamada Olaplex que era a sensação do momento e percebi que não tinha no Brasil, foi nessa que tive um ´´estalo´´ de ser tipo a Olaplex no Brasil.E foi o que eu fiz! Eu mudei para cá e apliquei a nossa primeira estratégia demarketing. Nessa época os Cabelereiros estavam ficando super influentes nas redes sociais.Então, eu mesmo, fiz umaLista dos maiores 20 cabelereiros do Brasil, fui visitar pessoalmente um a um. Apresentei o produto para eles, eles amaram até porque já conheciam a Olaplex que não vendia no Brasil e comecei a realizar uma espécie de permuta com eles.

Como eles passaram a admirar o nosso produto eu pensei em fazer deles (os cabelereiros) os nossos influencers e com isso viralizou, pois aquelas figuras já eram referência da mídia digital.

Depois disso apareceram distribuidores atrás de nós e fomos crescendo, crescendo e crescendo. Hoje são mais de 25000 salões de beleza por todo o Brasil.

O cabelereiro nunca saiu da nossa figura. Até hoje ele é o principal elemento do nosso negócio.

Nosso produto foi feito poreles e para eles.

Então os maiores indicadores de ROI e CAC vem desses Salões e pdvs?

Não, o pico final hoje em dia é muito maior. Em 2019 houve uma migração das marcas profissionais, como: Loreal, Wella para as perfumarias, e nós fomos também! Começamos a ir em lojas especializadas para produtos de cabelo, Sephora, Mundo Cabelereiro, Goya, Bell Cosméticos, Soneda, e com isso começamos a escalar no mercado das perfumarias.

Em 2020 veio a pandemia, e começamos a vender online, e aí a coisa explodiu. Virou uma chave violenta!

Minha especialidade é marketing digital, estudei e apliquei bastante na BRAÉ e com isso a marca foi crescendo e chegamos ondehoje está entre as 5 marcas mais vendidas no brasil.

As três primeiras são internacionais e possuem mais de cem anos, a quarta ,A Truss que se tornou grupo boticário e nós somos a quinta.

Qual foi o faturamento de 2023?

Vendemos 200 milhões em 2023 e o faturamento previsto para o ano de 2024 é de 280 a 300 milhões.

Pesquisando pelo seu nome, eu percebi que você tem uma pegada de empreendedor ousado, confiante, e que valoriza muito o branding. Certo?

Sim, total. A BRAÉ é totalmente branding! Vou lhe dar um exemplo, é como fazer um vestido de luxo,o tecido não é caro, o que deixa um vestido super sofisticado e faz valer muito dinheiro, é o corte, onde ele é vendido e a marca que ele carrega.

Com a nossa marca é a mesma coisa. O nosso compromisso básico é o produto de alta performance, isso a gente nem considera diferencial. A gente considera a entrega básica para o nosso consumidor. A gente é uma marca que se destaca trazendo experiências para os nossos consumidores.

Você sempre está à frente das decisões das campanhas e plano de mídia?

Sim, eu sou o CEO e CMO

Se você perguntar se sou o melhor CEO ou CMO. Eu sou melhor CMO. Minha cabeça é muito criativa! Tudo o que você enxerga em nossos produtos, rótulo, formato da embalagem tudo passa por mim.

Como você implementa e enxerga a inovação dentro da sua empresa. Existe um departamento especifico?

Nós temos um departamento de inovação. Trabalhamos juntos com um laboratório de Los Angeles e um outro laboratório na Itália. Tudo que no mundo é lançado de matéria prima sobre cosméticos eles jános enviam ,de imediato e a gente começa a testar.

Se surgir uma matéria prima nova para cabelo, a gente traz, realiza os testes por um ano, e depois de todos os laudos a gente lança.

Mas eu acredito muito nas marcas, não só na minha, mas em algumas que tenho como referencia. A inovação também está muitopresente no marketing.

Qual público alvo que você considera sua marca hoje?

Hoje nosso público é A e B.

Onde você acha que sua formação como engenheiro mecânico impactou positivamente no seu business?

Cara, minha formação impactou sem dúvida nenhuma no meu raciocínio. Meu raciocínio é muito rápido. A faculdade de engenharia me habilitou a perceber e exercitar isso. 

O pessoal que faz somente marketing, eles não têm uma linha de raciocínio focado na lógica, eles são só 100% criativos.

E qual foi minha sorte? Eu sou do signo de peixes! Completamente criativo avoado, porém tenho ascendente em áries que é um cara completamente centrado e dominante. Essa composição me ajudou muito.

Hoje quantos colaboradores a Braé possui?

Temos por volta de 150 colaboradores.

Quais são seus projetos , o que vem pela frente ?

Estamos lançando agora em março uma nova linha . Uma irmãzinha da BRAÉ.

É uma marca exclusiva para farmácia e para a gente vender no site. Ela vem diferente da BRAÉ.Ela vem toda colorida, em tons pastéis. Vem com uma linguagem mais jovem, para mulheres jovens , tipo 25 anos,diferente da BRAÉ que é para uma mulher mais clássica.

Para finalizar, qual mensagem você deixaria para novos empreendedores, que estão buscando seus espaços independente do mercado?

Cara, minha mensagem é uma coisa que sempre falo direto no linkedin e instagram: Disciplina, resiliência e constância. Como morei nos EUA, posso falar um pouco do empreendedor americano.

O empreendedor americano ele é muito focado, ele não deixa nada lhe tirar o foco, além disso possui muita disciplina. Se o horário de trabalhar são 12 horas por dia, ele vai trabalhar 12 horas por dia e com constância. E foi isso que fez a BRAÉ crescer. Sempre com muita disciplina, trabalho e constância.

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