Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

A disruptiva tecnologia Blockchain

Blockchain. - Imagem: Pixabay
Blockchain. - Imagem: Pixabay
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 04/05/2023, às 08h39


Supostamente criada por Satoshi Sakamoto em 2008, a polêmica bitcoin tem como característica ser uma moeda eletrônica. O objetivo principal era dar autonomia e independência para as pessoas realizarem operações de compra e venda de maneira criptografas, descentralizadas, com segurança e transparência. A partir daí, começa a relação entre as criptomoedas e a tecnologia Blockchain; que nada mais é do que uma tecnologia que tem por objetivo efetivar e dar segurança para transações de criptoativos.

Foi no dia 03 de janeiro de 2009, que ocorreu a primeira cadeia de blocos para operar a transação inicial de bitcoins. De maneira conjunta, tanto a tecnologia como a moeda digital foram validadas e assim estabelecidas. Vale ressaltar que a Blockchain vai além de investimentos financeiros ou transações monetárias. A tecnologia Blockchain possibilita qualquer transação de valor como por exemplo transações imobiliárias, comércio de energia renovável, compra e venda de obras de arte. Portanto, podemos considerar que a Blockchain é uma GPT: General Purpose Tecnology ( Tecnologia de uso geral ).

Com diferenciais e qualidades valiosas, a tecnologia Blockchain garante e desperta bons atrativos. Segurança, transparência, auditabilidade e imutabilidade são alguns fatores chave que ocasionaram a rápida expansão, verificação e transferência de valor ao redor do mundo. Tratando-se especificamente das criptomoedas, tenho a leitura de que a sociedade irá tirar proveito dentro de um futuro próximo. A tecnologia Blockchain é considerada disruptiva, pois ela rompe e desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeirasvirtuais. Líderes globais e criadores das Big Techs estão incentivando iniciativas dessa natureza.

As mudanças do cenário político e econômico estão nos direcionando para uma remodelação do sistema monetário internacional. Além de impactar a sociedade como um todo, as Blockchains irão interferir diretamente nos modelos corporativos tradicionais e nas relações de governança. No ambiente virtual, onde a grande maioria das coisas são mutáveis, manter a verdade está relacionado a estabelecer confiança, credibilidade e prestígio; premissas essas que valem ouro no ambiente virtual. O Blockchain possibilita que as relações sejam diretas e não tenham intermediários.

Isso talvez tenha sido o diferencial na disseminação e aceleração da economia global, onde o grande desafio em diversos países é a legislação e o fator regulatório. Diferente de Singapura, Suíça e Coréia do Sul, que são lugares onde foram criadas ferramentas legislativas para trazer vantagens competitivas, o Brasil ainda apresenta dificuldades no ambiente regulatório. Empreendedoresestão cada vez mais interessados em saber como essa tecnologia pode impactar o seu dia a dia em seus mais variados setores.

Aplicar tecnologia de ponta com inovação na entrega de bens e serviços, é o que viabiliza o crescimento econômico de qualquer nação, e no Brasilnão será diferente. A utilização desse tipo de tecnologia é essencial e pode ser uma ferramenta para melhorar o bem-estar dos cidadãos.

Compartilhe  

últimas notícias