Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Resenha com o Kascão: "Tite errou ao se bandear com a CBF"

Tite. - Imagem: Divulgação / FIFA
Tite. - Imagem: Divulgação / FIFA

Renato Nalesso Publicado em 12/12/2022, às 08h01


A Seleção Brasileira foi eliminada da Copa do Mundo pela Croáciae o povo e a mídia especializada encontraram um culpado: o técnico Tite. É fato que apesar de contar com a melhor estatística dos últimos profissionais que ali estiveram (mais de 80% de aproveitamento), não dá pra negar que ele cometeu muitos equívocos. Sobretudo na preparação para esse Mundial. O melhor exemplo é o 'caso Daniel Alves'. Convocar o cara, que nem jogando estava, por mera gratidão histórica, é algo bizarro que não pode haver na função que ele exerce.

Mas toda crítica nesse sentido é questão de opinião. Tem gente que acha que o Neymarcobrar o último pênalti da disputa contra os croatas, o mais decisivo, uma atitude acertada. Já outros colocam nisso a razão da eliminação precoce. De qualquer forma vejo como maior erro do Tite a aliança com a CBF, que comprovadamente vem de gestões corruptas e que assumidamente só tem a missão de ganhar dinheiro. Em todo esse ciclo tem vemos convocações questionáveis. Que abrem margem para dúvidas. Esse volante Fred tem duas Copa e não joga nada. Esse zagueiro Bremer apareceu em cima da hora. Mas só porque jogam fora do Paísem grandes ligas tem uma espécie de chancela. Não concordo! Aliás, o Tite beijar o ex-presidente Marco Polo Del Nero, acusado de corrupção, pegou mal demais.

Em contrapartida conta a favor de Tite o fato de ser o maior técnico da história do Corinthians. Não tenho dúvidas de que a Fiel o receberia de braços abertos mesmo com tantas críticas do restante da população. Vai depender do que ele quer planejar para seu futuro. Já adiantou que quer um período sabático para descansar. Só acho que um cara como ele precisa de pelo menos mais um ciclo vitorioso antes de se aposentar. Parar dessa forma seria muito injusto com o excelente profissional que ele é.

Compartilhe  

últimas notícias