Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Resenha com o Kascão: "Nunca é o suficiente?"

Neymar Jr. - Imagem: Divulgação / PSG
Neymar Jr. - Imagem: Divulgação / PSG
Renato Nalesso

por Renato Nalesso

Publicado em 14/08/2023, às 05h35


Antes de mais nada é bom deixar claro que tenho o maior respeito e admiração pelo jogador de futebol Neymar. É um craque fora de série que alcançou o topo do esporte. Ou seja, jogou em altíssimo nível no Barcelona, que é um dos maiores time do mundo, foi artilheiro e campeão da Liga dos Campeões, colecionou títulos, entre os quais o Mundial de Clubes da Fifa, ainda disputou três Copa do Mundo com a Seleção Brasileira e foi protagonista do ouro até então inédito do Brasil na Olimpíada de 2016.

Esse resumo foi muito curto para descrever a carreira desse gênio do futebol brasileiro. Trajetória que é sonho de consumo de 100% dos jogadores daqui. Já está bilionário e só com contratos de patrocínio e licenciamento de produtos já garantiu até sua quinta geração de herdeiros (se não for mais!). Entretanto, segundo o jornal francês L’Équipe ele teria entrado em acordo com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por cifras milionárias. O vínculo gira em torno de 160 milhões de euros (aproximadamente R$ 861 milhões, na conversão atual) pelo período de duas temporadas.

Isso realmente me dá uma tristeza. Afinal de contas queremos nossos craques e ídolos jogando em alto nível nos principais times dos principais centros de futebol do planeta. Um cara como o Neymar, que ainda tem 31 anos, se sujeitar a jogar no fraco futebol árabe por dinheiro é extremamente decepcionante. Deixa claro que ele simplesmente abandonou aspirações maiores no esporte. Lembrando que outros ícones como Messi e CR7 fizeram isso após os 36 anos.

Neymar foi o jogador mais virtuoso do País desde a geração do ‘Rei’ Pelé. Pena que não soube aproveitar nem 50% de seu potencial. Triste fim.

Só milagre tira taça do Fogão

Acompanhei o jogo entre Botafogo e Internacional e depois que o goleirão Lucas Perri bateu roupa e levou o frango, eu pensei: ‘Acabou a sorte dos cariocas?’. Nada disso! O Fogão virou a partida, fez 3 a 1 no placar e abriu ainda mais a vantagem na liderança do Brasileirão. Querem saber? Só por milagre esse título sai das mãos do time da Estrela Solitária. São muitos pontos na frente o que prova mais uma vez que futebol não tem segredo. Só fazer trabalho com competência e sem roubalheira que as coisas tendem a dar certo. Se tiver muita grana envolvida, como é o caso da SAF desse gringo John Textor, os resultados chegam bem mais rápido. Vejam só o caso do Botafogo, que trocou o técnico Luis Castro pelo Bruno Lage, e nada mudou. Isso é planejamento com responsabilidade. Estou muito feliz com o sucesso do Botafogo. Espero que leve sim o título.   

Compartilhe  

últimas notícias