Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Exemplo de como fazer futebol bem feito

Exemplo de como fazer futebol bem feito. - Imagem: Divulgação
Exemplo de como fazer futebol bem feito. - Imagem: Divulgação
Renato Nalesso

por Renato Nalesso

Publicado em 10/04/2023, às 07h48


A casa estava cheia! Milhares de torcedores lotaram as dependências do Allianz Parque para acompanhar o jogo final entre Palmeirase Água Santa. O time de Diadema tinha a vantagem de poder empatar para ficar com sua primeira taça do Paulistão. Já o Verdão precisava fazer dois gols para reverter o resultado do jogo de ida (1x2). E acha que isso desmotivou o torcedor? Nada disso! E sabe por que? Porque o Verdão do Abel Ferreira é consistente e um tremendo espírito de campeão. O Palmeiras não só fez dois, como já mandou logo quatro a zero no placar e conquistou seu vigésimo quinto título do Estadual. E super merecido! Evidenciando que existe muita disparidade técnica entre os dois times. 
O mais incrível é analisar o trabalho do técnico português Abel Ferreira. Esse cara é impressionante! Desde que chegou, a pouco menos de dois anos e meio, ele já chegou em 11 finais de campeonatos. Bateu recordes históricos de treinadores como Felipão e Luxemburgo. Chegou ao oitavo título. Isso mesmo! Oito taças em pouco mais de duas temporadas. Poucas vezes vi um cara com uma capacidade como a do Abel. Tanto taticamente como principalmente na gestão de pessoas. Sabe trocar quando necessário. Sabe recuperar quem merece. Vejam o caso do Gabriel Menino, que já estava se achando o Pelé. O gringo foi lá e voltou a tirar a qualidade do rapaz. Quatro gols nas duas finais que o Verdão disputou em 2023. É mole?
E outra coisa, as vitórias devem seguir acontecendo. O Abel tem contrato até o final de 2024 e só deve sair se vier grandes potências da Europa. Tipo Real Madrid, Barcelona e Manchesters. Caso contrário o Palmeiras seguirá sendo FAVORITO em todos os campeonatos que disputar por aqui. Vale ressaltar também o excelente trabalho da diretoria do clube, que desde a gestão do Paulo Nobre vem fazendo um trabalho simplesmente irretocável. 
O Palmeiras virou o time a ser batido. O clube a ser copiado. Exemplo de como fazer o futebol acontecer. Parabéns Nação Alviverde! Vocês merecem todas as glórias.
Independência forçada
Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, deixou claro em entrevista coletiva que não irá contratar. Muito em função da nova política de redução de gastos imposto por essa gestão. Em cima disso fica a pergunta: o Corinthiansconseguirá se reinventar sem o Renato Augusto? Isso mesmo! O meio-campista vai ter que operar o joelho e desfalcará o Timão por quase dois meses. Os números mostram que a dependência que o Timão tem do futebol dele é muito latente. Como resolver isso? Se não é contratando tem que ser aprendendo a jogar sem ele. Independência forçada mesmo! E esse talvez seja o grande desafio do técnico Fernando Lázaro a partir de agora.

Compartilhe  

últimas notícias