Diário de São Paulo
Siga-nos
Coluna - De Olho No Poder

Jair Bolsonaro e o embaixador da Hungria, Miklós Halmai, falaram sobre a possibilidade de asilo político

Bolsonaro teria dito ao húngaro que corre o risco de ser preso, pois estaria sendo perseguido por políticos e autoridades com poder de prendê-lo

Jair Bolsonaro e o embaixador da Hungria, Miklós Halmai, falaram sobre a possibilidade de asilo político - Imagem: reprodução Instagram
Jair Bolsonaro e o embaixador da Hungria, Miklós Halmai, falaram sobre a possibilidade de asilo político - Imagem: reprodução Instagram

Jair Viana Publicado em 26/03/2024, às 14h50


DESDE 2022 - Em 9 de novembro de 2022 a coluna já tinha informações sobre tratativas entre o então presidente, já derrotado por Lula na sua tentativa de reeleição, com o governo húngaro em busca de asilo político. Um e-mail foi enviado à Embaixada da Hungria, mas não houve resposta.

CONFIRMA - Uma fonte garante que Jair Bolsonaro e o embaixador da Hungria, Miklós Halmai, que convidou o ex-presidente brasileiro para dormir na embaixada, teriam falado sobre a possibilidade de asilo político caso seja expedido mandado de prisão a qualquer momento pela Suprema Corte.

MADRUGADA - Segundo a mesma fonte, Bolsonaro e Halmai conversaram até a madrugada do dia 13 sobre o assunto. Bolsonaro teria dito ao húngaro que corre o risco de ser preso, pois estaria sendo perseguido por políticos e autoridades com poder de prendê-lo.

PRISÃO - Deputados governistas já pediram à Suprema Corte e à Procuradoria Geral da República a prisão preventiva de Bolsonaro por ter dormido na embaixada da Hungria entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano.

EXAGERO - À coluna, o ministro aposentado da Suprema Corte, Marco Arélio Mello, disse que falar em prisão de Bolsonaro por ter dormido na embaixada da Hungria não tem sentido. Para o ministro, não justifica o "escarceu". Na sua opinião não configura tipo penal.

PASSAPORTE - Marco Aurélio lembra ainda que é dispensável a apresentação do passaporte para ter acesso à embaixada. Ele ainda observa que que o documento também não é exigido para dormir na casa do embaixador.

PRECEDENTE - Em situação semelhante, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, manteve a prisão do ex-deputado Daniel Silveira. O então parlamentar já havia procurado asilo político em pelo menos quatro embaixadas.

"Enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra" (1Samuel 17:41-58)

Compartilhe  

últimas notícias