Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Querer demais!

Querer demais! - Imagem: Pinterest
Querer demais! - Imagem: Pinterest
Fernanda Trigueiro

por Fernanda Trigueiro

Publicado em 20/01/2023, às 08h55


Em um mundo de coaches e mentores treinados a motivar, às vezes, me pego aflita. A pressão para "produzir", "ser" e "fazer" é grande e acabamos nos sentindo medíocres diante de tanta gente que parece ter a fórmula do sucesso. E esses dias me deparei como um poema que me trouxe à tona esta minha sensação. Costumo ler e anotar frases que me provocam, me fazem refletir e que podem se tornar inspiração para textos e crônicas. O poemaestava em um livro que ganhei de presente de uma amiga. Na dedicatória, ela escreveu: "que esse livro te ajude a mergulhar mais na sua feminilidadee amor próprio".

"Sede de me beber inteira" escrito por Liana Ferraz é mais do que poemas para mulheres. É a união de palavras, que nos encoraja e ao mesmo tempo toca. É como ser forte, sem deixar de ser frágil. Ter medo, mas ter determinação a vence-lo. Entre os versos, me encontrei. Mas um em especial foi parar nas minhas anotações: ¹"Querer aflito, desejar demais, sonhar com força é uma lâmina afiada cortando pela raiz o encanto. O encanto está no talvez".

Será? Talvez... admiro aquele que foca e corre atrás (como os profissionais de hoje em dia ditam), mas realmente querer muito é como descreve Liana ser "um executivo sempre com pressa... uma anestesia disfarçada de êxtase." E assim deixamos fugir pelos dedos o gostinho de correr atrás do que almeja e fazer por merecer.

Querer nem sempre é poder. Fazer nossa parte é importante. Ter um objetivoou uma ambição faz da pessoa um ser determinado, mas é preciso cuidado para o "querer" não virar ganância. Nesta busca incessante de "querer sempre mais e melhor" é possível se perder. Querer pra si a qualquer custo é como chegar ao destino fazendo strike pelo caminho. Derrubando tudo e todos que passam e desta forma, é possível, sim, chegar ao fim, porém sozinho.

Nada melhor do que crescer, alcançar o que deseja e ter com quem compartilhar e comemorar as conquistas e vitórias da vida. Na sua jornada se orgulhe e seja orgulho. Se transforme, mas mantenha seus valores e tenha respeito. Sempre respeite para ser respeitado. Tenha sentimentos e faça ter sentido.  Se superar nunca será passar por cima de nada e nem ninguém. Alcançar suas metas é sobre si. É sobre ter sabedoria para chegar onde quer e poder chegar. Sabiamente, Liana Ferraz me acolhe e  coloca um ponto final na minha questão: "Não queira demais. Não atrapalhe o querer".

____________
¹FERRAZ, Liana. Sede de me beber inteira/ Liana Ferraz - São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.

Compartilhe  

últimas notícias