Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Livrai-nos do mal!

Livrai-nos do mal! - Imagem: Freepik
Livrai-nos do mal! - Imagem: Freepik
Fernanda Trigueiro

por Fernanda Trigueiro

Publicado em 03/03/2023, às 08h09


À noite, geralmente a gente para e faz um balanço. É hora de agradecerseja porque o dia acabou ou porque tudo ocorreu dentro dos conformes. E agradecer não tem nada a ver com religião. É apenas relembrar os fatos vividos e ver o saldo. Só que a gente costuma colocar sempre uma lente de aumento naquilo que não foi legal. Será que o lado "ruim" é mesmo maior ou somos nós que super valorizamos o negativo?
Não era a minha intenção aqui, mas vou dar um exemplo de algo que vem acontecendo comigo. Na minha profissão, lido quase todos os dias com tragédias, dores e crimes. Tudo que parece ser "do mal" e tenho receio de me tornar uma pessoa pessimista e desconfiada. Daquelas que enxergam sempre risco.
Mas por muitas noites me peguei agradecendopor tudo que "não" aconteceu. Foi uma "virada de chave" ou talvez em uma tentativa de me proteger. Uma vez fiz a cobertura de um acidente. Vi a motorista sendo resgatada em estado grave e depois agradeci por não ter acontecido o mesmo comigo. Afinal, minha rotina é nas ruas da cidade. Outro dia fui para uma ocorrência de arrastão. Quando acabou, só pensava na minha sorte de não ter sido uma daquelas vítimas. Meu celular estava bem ali no meu bolso e eu ilesa sem ter vivenciado nenhum momento de violênciae trauma.
Quanta coisa pode acontecer em 24 horas e a gente nem se dá conta. Você pode passar embaixo de uma árvore com muitos passarinhos e "não" ser premiado com um tiro certeiro na sua cabeça. Chegar em casa, andar pela sala e "não" dar aquela bem doída no móvel que fica no meio do caminho. No congestionamento insuportável do feriado, você ficou parado, mas o pneu "não" furou. Você também pode ter sentido uma dor de cabeça. Reclamou e com um simples remédio e descanso melhorou. "Não" foi nada sério e você se livrou de uma ida ao hospital. Você também "não" teve nenhum piripaque e "nem" recebeu uma ligação anunciando uma triste notícia nas últimas horas. Todos os dias desviamos de rotas perigosas e de caminhos errados. Mas diante do dia corrido, dos tantos compromissos e até das pessoas chatas, não enxergamos isso. Mas nunca é tarde. A partir de agora ao deitar, peça proteção, mas não deixe de agradecer pelos livramentos.
Compartilhe  

últimas notícias