Diário de São Paulo
Siga-nos
Novo treinador!

NOVO TÉCNICO! Portugal se livra de 'desafeto' de CR7 na Copa de 2022 e acerta com treinador

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (9)

Fernando Santos dirigiu a seleção portuguesa de 2014 a 2022 e ficou muito marcado pelo título da Eurocopa, em 2016 - Imagem: reprodução/Twitter @_Goalpoint
Fernando Santos dirigiu a seleção portuguesa de 2014 a 2022 e ficou muito marcado pelo título da Eurocopa, em 2016 - Imagem: reprodução/Twitter @_Goalpoint

Thais Bueno Publicado em 09/01/2023, às 19h18


Na Copa de 2022, a seleção de Portugal ficou muito marcada por vários momentos, mas dois, especialmente, chamaram a atenção: a eliminação para Marrocos nas quartas de final e a decisão do técnico Fernando Santos de colocar o maior craque do time, Cristiano Ronaldo, no banco, em partidas decisivas.

A última escolha não foi muito boa para Fernando, que após a eliminação portuguesa, acabou sendo demitido do comando da seleção e acabou se tornando um "desafeto" de CR7.

Fernando Santos dirigiu a seleção portuguesa de 2014 a 2022 e ficou muito marcado pelo título da Eurocopa, em 2016, e também pelo da Nations League, em 2019.

Depois de muita especulação e de grandes nomes terem sido ventilados, a Federação lusa anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), quem será o novo técnico da seleção nos próximos 4 anos: Roberto Martínez, treinador que comandou a seleção da Bélgica nas duas últimas Copas.

Vale mencionar que o nome foi mantido em sigilo total pela federação - Martínez foi uma surpresa para os torcedores.

O espanhol assinou com Portugal até 2026, ano em que acontece a próxima Copa do Mundo no Canadá, Estados Unidos e México. Roberto terá como primeiros compromissos os duelos pelas eliminatórias para a Eurocopa, no próximo mês de março.

"Muito obrigado a todos. Vou tentar aprender português o mais depressa possível. Estou muito orgulhoso de poder representar uma das melhores seleções do mundo. Este projeto me causa enorme expectativa. Sei que há grandes objetivos para esta seleção, mas também há uma grande equipe por trás desta seleção", declarou Martínez em sua apresentação.

Roberto Martínez é o novo técnico de Portugal. Imagem: reprodução/Twitter @_Goalpoint
Roberto Martínez é o novo técnico de Portugal. Imagem: reprodução/Twitter @_Goalpoint

Fernando Gomes, presidente da FPF, fez questão de agradecer a Fernando Santos, frisando que ele foi o mais vitorioso da história da seleção portuguesa, e revelou que o objetivo agora é fazer de Portugal um dos favoritos para a Copa de 2026, visando pelo menos chegar às semifinais.

"O percurso de Roberto Martínez fala por si próprio. Como treinador tem formado o seu trabalho em adquirir conhecimento de forma competente. Nunca foi relevante o local de nascimento do selecionador. Apesar do relacionamento com a Federação ter poucos dias, sabe com o que poderá contar. O povo português é apaixonado pela sua seleção. Ambicionamos, no mínimo, as semifinais de qualquer competição", disse Gomes.

Roberto Martínez é natural da Espanha e atualmente está com 49 anos de idade. Ele havia assumido a Bélgica após a Eurocopa de 2016 e conseguiu fazer um ótimo trabalho com uma das melhores gerações de jogadores do país (contando com Kevin de Bruyne, Eden Hazard, Romelu Lukaku, etc).

Seu principal feito como treinador foi na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, quando os belgas eliminaram o Brasil nas quartas de final do Mundial da Fifa.

A saída de Martínez da Bélgica aconteceu após consequentes eliminações: na Euro de 2021, caiu nas quartas de final para a Itália (que acabou sendo campeã) e na Copa de 2022 caiu ainda na fase de grupos.

Compartilhe  

últimas notícias