Diário de São Paulo
Siga-nos
Polícia

Escândalo! Treinador da 1ª divisão portuguesa é acusado de assédio por atletas

A Federação Portuguesa já abriu investigação contra o técnico, que está atualmente no Famalicão

Diretor esportivo do clube também será investigado - Imagem: reprodução/Twitter @CabineSport
Diretor esportivo do clube também será investigado - Imagem: reprodução/Twitter @CabineSport

Thais Bueno Publicado em 03/10/2022, às 18h50


Na última sexta-feira (30/09), houve um escândalo no futebol feminino português, o que levou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a instaurar um processo contra Miguel Afonso, atual treinador do Famalicão.

Uma reportagem do periódico Público revelou que diversas jogadoras do Rio Ave, time comandado pelo técnico na temporada 20/21, o acusaram de assédio constante na época.

Houve, inclusive, o envio de mensagens de teor abusivo às atletas - algumas delas tinham entre 18 a 20 anos.

As denúncias de assédio sexual no futebol feminino têm crescido em vários países.

Em outubro de 2021, o site The Athletic publicou uma reportagem que mostrava uma série de denúncias contra o técnico Paul Riley, do Norte Carolina Courage. Por conta disso, o início da NWSL (liga profissional feminina dos Estados Unidos) foi adiado. Ele foi demitido.

Também ocorreram casos na Austrália e Venezuela.

Voltando para Portugal, a reportagem do jornal põe à tona uma atleta que recebeu mensagens do treinador, questionando se ela gostava “de mulheres ou de homens”. Ela havia acabado de ser contratada, mas descobriu que não era a única recebendo mensagens íntimas de Miguel Afonso.

"Perguntava-me várias vezes o que eu achava dele, se tinha algum aspecto físico que me atraísse. Chegou ao ponto de me pedir vídeos, dizendo que gostaria de ver meus movimentos corporais".

Outra jogadora contou que o treinador ligava diversas vezes para ela, com o objetivo de tratar sobre assuntos não relacionados ao futebol. Ela diz que o homem desistiu depois que seus pais ouviram uma conversa e pediram para que ele parasse.

"Contei que meus pais tinham conhecimento destes contatos e ele parou".

Depois da situação, a atleta perdeu espaço na equipe principal do Rio Ave, deixando de ser relacionada para as partidas e voltando para as categorias de base.

Uma terceira atleta também se pronunciou na reportagem do Público - ela diz que seu namorado teve de confrontar Afonso sobre o teor das mensagens recebidas por ela. O técnico pediu desculpas e disse que tudo era brincadeira.

Ele falou ao jornal que não sabe "onde querem chegar com isso e que tipo de conversas são essas".

O Rio Ave confirmou, em comunicado oficial, que "teve conhecimento de alguns comentários circunstanciais relatados por atletas, relativamente a alegadas abordagens despropositadas do treinador". No entanto, ele nega as acusações.

O Famalicão, equipe atual do técnico, anunciou pelas redes sociais, também na última sexta-feira, a "suspensão das funções, por mútuo acordo e com efeitos imediatos, do treinador Miguel Afonso até que a verdade dos fatos seja apurada".

Por enquanto, o time feminino será dirigida de forma interina por Renato Lobo.

Veja o comunicado do clube:

A FPF já abriu um processo pra averiguar as denúncias contra o técnico.

Também foi aberto um processo disciplinar contra o diretor esportivo do Famalicão, Samuel Costa. Foi ele quem contratou Miguel Afonso, e existem suspeitas de que ele já sabia do comportamento do treinador em relação às jogadoras do Rio Ave.

Compartilhe  

últimas notícias