Diário de São Paulo
Siga-nos
Problemas à vista?

Fórmula 1: brigas entre Ocon e Gasly podem atrapalhar a Alpine?

Amigos e rivais desde a infância não se dão muito bem

Gasly deixará a AlphaTauri ao final da temporada - Imagem: reprodução/Twitter @istoeffe1
Gasly deixará a AlphaTauri ao final da temporada - Imagem: reprodução/Twitter @istoeffe1

Thais Bueno Publicado em 14/10/2022, às 19h00


Pierre Gasly é da Alpine! Depois de ter resolvido um grande problema e chamar o francês para substituir Fernando Alonso, que anunciou sua saída de repente e rumará para a Aston Martin em 2023, a equipe pode começar a se preparar para lidar com outra situação.

A Alpine pode ter problemas com o desentendimento de longa data entre o atual titular da AlphaTauri e Esteban Ocon, que já está na equipe.

O chefe do time, Otmar Szafnauer, espera, do fundo do coração, que a questão entre os dois não atrapalhe a equipe em nenhum âmbito.

"Tomamos uma decisão informada; isso significa conversar com toda a equipe, incluindo Esteban antes, para ter certeza. Esse é um esporte coletivo, e temos que ser capazes de trabalhar juntos. E Esteban foi muito solidário, Pierre também. Eles são profissionais e não têm problema em trabalhar juntos. Espero que a amizade reacenda. Eles já foram amigos, mas profissionalmente, ambos estão muito felizes em trabalhar um com o outro".

Gasly e Ocon compartilharam parte da infância. Eles competiram um lado do outro e até mesmo um contra o outro na base até chegar à Fórmula 1.

No entanto, a amizade, que parecia ser muito boa, começou a esfriar de maneira repentina e sem motivos explícitos. Em 2018, Pierre chegou a comentar que o corte na relação foi por conta da rivalidade entre eles.

"Comecei a superá-lo e ele não gostou. Fizemos tantas coisas juntos. Quando tínhamos nove ou dez anos, testávamos no kart quando estava nevando. Passamos muito tempo juntos, mas chegou um ponto em que ele ficou um pouco chateado e não foi mais tão legal. Então nós meio que nos afastamos. Depois, sempre tivemos muita rivalidade. Mas nos respeitamos como pilotos. Podemos passar um tempo juntos, mas nada além disso".

Nesse mesmo ano, durante a primeira temporada integral do então piloto da STR (atual AlphaTauri) na F1, houve, pelo menos, dois incidentes: no GP da França, quando bateram, e no GP do México, quando Gasly acusou Ocon de fechá-lo e reclamou que "com Ocon é sempre assim".

Ambos entraram na F1 quase na mesma época. Em 2016, Esteban foi anunciado pela Manor no final da temporada para substituir o indonésio Rio Haryanto. Já Pierre estreou no ano de 2017, nas últimas corridas, para tomar o lugar de Daniil Kvyat, demitido pela STR.

Apesar de não se darem bem atualmente, o francês parabenizou seu compatriota e deu boas vindas a ele nas redes sociais, após o anúncio da Alpine, que veio na semana do GP do Japão.

Pierre Gasly assinou com a equipe até o fim de 2024, com opção de renovação para a temporada seguinte.

Éramos apenas duas crianças da Normandia com um sonho impossível. Bem-vindo à família Alpine, Pierrot, vamos deixar nossa equipe e nosso país orgulhosos”, escreveu Ocon no Twitter.

O gestor romeno do time ressaltou que confia no profissionalismo da dupla, com os dois correndo na mesma equipe pela primeira vez em suas carreiras.

"Eles se conhecem há muito tempo e correram juntos. São igualmente experientes, ambos são muito rápidos, ambiciosos. Eles vão funcionar bem juntos".

A Fórmula 1 volta no dia 23 de outubro, daqui duas semanas, com o GP dos Estados Unidos, em Austin. Faltam apenas quatro rodadas para o fim da temporada 2022.

Compartilhe  

últimas notícias