Diário de São Paulo
Siga-nos
Campeonato Brasileiro

Enquanto o Botafogo dá adeus ao título, o Cruzeiro se livra do rebaixamento

O Botafogo luta por uma vaga na Libertadores e o Cruzeiro ainda pode se classificar para Sul-Americano

O Botafogo luta por uma vaga na Libertadores e o Cruzeiro ainda pode se classificar para Sul-Americana - Imagem: Reprodução/Instagram @cruzeiro
O Botafogo luta por uma vaga na Libertadores e o Cruzeiro ainda pode se classificar para Sul-Americana - Imagem: Reprodução/Instagram @cruzeiro

Ana Rodrigues Publicado em 04/12/2023, às 07h59


Um lado aliviado e um lado frustrado. O empate entre o Botafogo e o Cruzeiro em 0 a 0 não empolgou pelo desempenho dos times no Nilton Santos, mas ele acabou de forma positiva para a equipe mineira. Como alcançou os 46 pontos, a Raposa não corre mais riscos de rebaixamento e jogará a última rodada de forma mais "leve". Já o Alvinegro carioca, que liderou o campeonato por 30 rodadas, caiu para o quinto lugar, com 64 pontos.

Segundo a CNN, o resultado que foi determinante para livrar o Cruzeiro do risco de Z4, foi a derrota do Bahia para o América. O time de Paulo Autuori agora, busca uma vaga na Sul-Americana na rodada final do Brasileirão.

Já o Botafogo, após esse resultado, acabou deixando o G4 e está com sua vaga direta para a fase de grupos da Libertadores ameaçada. Já são dez rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro de um time em crise.

Pelo encerramento da temporada, o Cruzeiro receberá o Palmeiras, na quarta-feira (6), às 21h30 no Mineirão. Ao mesmo tempo, o Botafogo visita o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Quando entrou em campo, o glorioso ainda tinha chances de título, mas seu desempenho foi condizente à campanha de Z4 que o time fez nesse returno. As vaias da torcida que estava presente, antes e depois da bola rolar, foram justas. A equipe de Tiago Nunes não conseguiu se impor no primeiro tempo.

Apenas uma finalização certa do Botafogo e duas do Cruzeiro. Os números refletiram a dificuldade dos times na hora de atacar. A única intervenção de Rafael Cabral foi aos 17 minutos, quando Tiquinho Soares ficou com a sobra de uma falta mal cobrada e, dentro da área, chutou rasteiros, sem muita força.

Lucas Perri também não foi exigido. Mostrando mais segurança que o rival, o Cruzeiro teve maior posse de bola na etapa inicial, mas a dificuldade para criar seguiu o padrão do Brasileirão.

O goleiro alvinegro só começou a trabalhar a partir dos 35 minutos, quando defendeu o chute de Arthur Gomes após uma jogada individual pela esquerda. Antes do intervalo, Lucas Silva também testou Perri que defendeu.

Voltando do intervalo, Tiago Nunes lançou o Botafogo ao ataque, trocando Marlon Freitas por Carlos Alberto. A primeira chance na segunda etapa foi do Cruzeiro. Logo no primeiro minuto, Matheus Pereira arriscou da entrada da área e Perri fez boa defesa. No rebote, o camisa 96 chegou finalizando e a bola explodiu em cima do goleiro.

Poucos minutos depois veio a resposta do Alvinegro, onde Carlos Alberto avançou pela direita e tocou na medida para Luís Henrique, dentro da área, mas o camisa 11 se "enrolou" e não chutou.

O jogo se seguiu em aberto e Arthur Gomes, com 13 minutos, perdeu outra chance de abrir o placar. O atacante foi lançado e ficou a cara a cara com Lucas Perri, onde chutou muito mal de pé esquerdo, sem levar perigo.

Apesar de todas as mudanças, Tiago Nunes e Paulo Autuori falharam na hora do arremate. Em saída errada de Júnior Santos, Matheus Pereira teve a chance de finalizar, mas preferiu driblar, se complicou sozinho e perdeu mais uma chance, e, neste momento, tudo indicava um empate sem gols.

Com o apito final, surgiram mais vaias e xingamentos aos jogadores do Botafogo, que chegou a dez rodadas sem vencer na Série A. Os torcedores alvinegros - que estavam presentes no Nilton Santos - cantaram "Time sem vergonha".

Já o lado cruzeirense deixou o gramado aliviado, livre do risco de rebaixamento.

Compartilhe  

últimas notícias