Diário de São Paulo
Siga-nos
São Judas Tadeu

Dia de São Judas Tadeu: conheça a história do padroeiro do Flamengo

Considerado o santo das causas impossíveis, São Judas se tornou protetor do time brasileiro

Dia de São Judas Tadeu: conheça a história do padroeiro do Flamengo - Imagem: reprodução
Dia de São Judas Tadeu: conheça a história do padroeiro do Flamengo - Imagem: reprodução

Vitória Tedeschi Publicado em 28/10/2022, às 15h18


Nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, é comemorado pela Igreja Católica o Dia de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e um dos santos mais populares no Brasil.

Especialmente no Rio de Janeiro, o santo tem um lugar especial no coração dos cariocas, isso porque São Judas é considerado o padroeiro do Flamengo, um dos times do futebol carioca com mais torcedores no país.

Segundo relato do site oficial do Flamengo, a devoção ao santo das causas impossíveis começou na década de 1950, quando o time estava há muitos anos sem ganhar uma competição.

O santo foi apontado como responsável pelo tricampeonato estadual de 1953, 1954 e 1955, após o pároco da Igreja de São Judas Tadeu, do Cosme Velho, ir até a Gávea, local da sede do clube, e rezar uma Missa, pedir fé aos jogadores e aconselhar que fossem até a Igreja e acendessem uma vela ao santo. Nos três anos, o padre disse que o time levaria o troféu e o fato se concretizou.

"Em troca da ‘profecia concretizada’ do pároco, são Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis, ganhou a devoção da Nação Rubro-Negrae virou um dos santos mais populares do Rio de Janeiro", afirma o site.

Mas quem foi São Judas Tadeu?

De acordo com o catolicismo, São Judas Tadeu, também conhecido como são Judas Apóstolo, foi um dos 12 discípulos de Jesus.

Filho de Alfeu, o irmão de José, e de Maria Cleofas, prima de Maria, ele nasceu na Palestina e tinha um grau de parentesco direto com Cristo: era primo dele. Ele também tinha um irmão apóstolo, Tiago, chamado de o Menor.

Por ter o mesmo nome que o traidor de Jesus, São Judas Tadeu era frequentemente confundido com Judas Iscariotes na Idade Média, por isso, muitos católicos não o invocavam.

Ele começou a ser conhecido como santo das causas impossíveis quando passaram a espalhar a informação de que todos os que o invocavam, geralmente numa situação desesperadora, obtinha a graça.

Após a morte e ressurreição de Cristo, São Judas Tadeu se encarregou de pregar o Evangelho na Judeia, Samaria, Mesopotâmia e na Pérsia, onde foi martirizado e condenado à morte com pauladas e machadadas por fiéis pagãos da deusa Diana.

A data da sua celebração é uma homenagem ao dia de sua morte, em 28 de outubro de 70 d.C.

Compartilhe  

últimas notícias