Diário de São Paulo
Siga-nos
Caio Collet

Brasileiro Caio Collet conquista primeira pole da carreira na F3

Piloto da MP Motorsport registrou 2m11s289 nos segundos finais de classificatório que teve pista molhada no início, mas asfalto seco no fim. Candidatos ao título se complicam

Brasileiro Caio Collet conquista primeira pole da carreira na F3 - Imagem: reprodução grupo bom dia
Brasileiro Caio Collet conquista primeira pole da carreira na F3 - Imagem: reprodução grupo bom dia

GE Publicado em 26/08/2022, às 15h00


Voltar às pistas após as férias já é motivo de comemoração para os pilotos, mas um deles teve motivos extras para celebrar nesta sexta, no classificatório do GP da Bélgica: Caio Collet (MP Motorsport) conquistou sua primeira pole position da carreira na Fórmula 3. O brasileiro registrou 2m11s289 nos segundos finais da sessão e vai largar na frente no domingo, na corrida principal em Spa-Francorchamps.

Zane Maloney (Trident), com 0s262 a menos que Collet, ficou com a segunda colocação do grid. Francesco Pizzi (Charouz) larga em terceiro, com tempo de 2m11s988.

A chuva foi um fator decisivo no classificatório, dificultando a vida de candidatos ao título. Líder e vice-líder do campeonato, respectivamente, Isack Hadjar (Hitech) e Victor Martins (ART Grand Prix) vão largar da 23ª e 24ª colocações.

Caio Collet conquista primeira pole da carreira na F3, na Bélgica — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Caio Collet conquista primeira pole da carreira na F3, na Bélgica 

Com dez minutos de ação na pista, que estava molhada no início da sessão, o classificatório foi interrompido por uma bandeira vermelha. Jak Crawford (Prema) rodou na curva 12 e terminou na caixa de brita. A sessão foi retomada após dez minutos de paralisação, já com o asfalto mais seco.

A liderança então foi se alternando e Collet assumiu a ponta pela primeira vez com 2m15s823. Na sequência, o brasileiro foi superado pela dupla da Trident, composta por Roman Stanek e Zane Maloney - mas garantiu a primeira colocação nos momentos derradeiros.

Dos seis pilotos mais bem colocados na tabela, quem se saiu melhor foi Roman Stanek, que vai largar em quinto no domingo. Zak O'Sullivan (Carlin) ficou em 12º e vai largar da pole na corrida sprint, neste sábado, com o grid invertido.

Compartilhe  

últimas notícias