Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil vence a Lituânia e vai à final do goalball masculino nas Paralimpíadas

O Brasil está na final do goalball masculino das Paralimpíadas de Tóquio. Nesta quinta-feira, a seleção brasileira despachou na semifinal a Lituânia, campeã

BRASIL
BRASIL

Redação Publicado em 02/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h58


O Brasil está na final do goalball masculino das Paralimpíadas de Tóquio. Nesta quinta-feira, a seleção brasileira despachou na semifinal a Lituânia, campeã na Rio 2016. Os brasileiros deslancharam no segundo tempo para vencer por 9 a 5 e se garantir na decisão contra a China, nesta sexta-feira, às 7h30 (de Brasília).

Com a vitória desta quinta, o Brasil se manteve no pódio do goalball masculino. Prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016, os brasileiros, atuais bicampeões mundiais, buscam o inédito ouro em Tóquio. Nesta quinta foram seis gols de Josemarcio Sousa, o Parazinho. Leomon Moreno anotou dois gols, e Romário Marques fechou a conta do Brasil.

O Brasil havia vencido a Lituânia na estreia em Tóquio por 11 a 2, mas sabia que encontraria maior dificuldade na semifinal. Foi assim nos duelos semifinais contra os europeus na semifinal de Londres 2012 e do último Mundial, em 2018. Desta vez os lituanos até assustaram no início, abrindo o placar, mas novamente o Brasil saiu com a vitória, aproveitando os erros dos rivais, que cometeram muitas penalidades durante o jogo.

A Lituânia abriu o placar logo nos primeiros segundos com um arremesso forte de Pavliukianec. O Brasil conseguiu o empate quatro minutos depois com Leomon e virou logo na sequência com um arremesso cruzado de Parazinho. Pavliukianec novamente empatou o jogo no meio do primeiro tempo (2 a 2). Nos minutos finais da primeira parcial, o Brasil teve duas penalidades para cobrar por causa de bolas longas da Lituânia. Leomon atacou para fora o primeiro pênalti, mas Parazinho converteu o segundo e recolocou o Brasil em vantagem: 3 a 2.

O Brasil deslanchou no segundo tempo com quatro gols em pouco mais de um minuto. Parazinho converteu mais uma penalidade por bola longa, Romário fez um golaço no canto direito, Parazinho converteu mais um pênalti em bola longa lituana e Leomon anotou mais um gol: 7 a 2. A Lituânia mexeu no time, e Zibolis entrou para diminuir. Só que Parazinho respondeu rápido com mais um gol brasileiro: 8 a 3. O técnico brasileiro acabou cometendo uma penalidade por passar instrução fora de hora, mas Romário fez uma grande defesa evitando um gol da Lituânia. Parazinho ainda anotou mais um gol de pênalti por bola alta da Lituânia, e Pazarauskas deu o troco. Jonikaitis fez mais um gol para a Lituânia no minuto final, mas era tarde para uma reação: 9 a 5.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias