Diário de São Paulo
Siga-nos
Bomba!

Brasil é o país que teve mais jogos suspeitos de manipulação no ano de 2022; entenda

Informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) por conta do relatório anual de integridade da Sportradar

Além de ter mostrado que o Brasil é o primeiro no topo do ranking de países com mais partidas suspeitas (que não envolvem apenas o futebol), também apresentou que no ano passado o número de partidas suspeitas cresceu para 1212 - Imagem: reprodução/Twitter @mkt_esportivo
Além de ter mostrado que o Brasil é o primeiro no topo do ranking de países com mais partidas suspeitas (que não envolvem apenas o futebol), também apresentou que no ano passado o número de partidas suspeitas cresceu para 1212 - Imagem: reprodução/Twitter @mkt_esportivo

Thais Bueno Publicado em 22/03/2023, às 14h57


O Brasil está, hoje, em 1º lugar no ranking dos países com mais jogos suspeitos de manipulação de resultados no ano de 2022, com uma significativa diferença para o segundo colocado. É o que diz o relatório anual de integridade da Sportradar, companhia que é líder global em tecnologia esportiva.

As informações foram trazidas ao público com exclusividade pelo Globo Esporte, que teve acesso aos dados coletado pela empresa parceira da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Uefa e da FIFA em primeira mão. 

Em primeiro contato com o documento, o veículo já mencionado acima destacou que conseguiu acessar as principais informações do relatório, que contava com análises de corrupção de apostas e manipulação de resultados da unidade de serviços de integridade da Sportradar.

Além de ter mostrado que o Brasil é o primeiro no topo do ranking de países com mais partidas suspeitas (que não envolvem apenas o futebol), também apresentou que no ano passado o número de partidas receosas cresceu para 1212, representando um aumento de 34% com relação a 2021.

A definição de "jogo/partida suspeita" é a seguinte de acordo com a empresa: são todos aqueles em que há indícios "esmagadores" de viciação de resultados ou com provas críveis de manipulação. Para essa classificação, a Sportradar contou ter um "limite alto".

No entanto, mesmo que esse crescimento pareça grande na visão da porcentagem, o estudo também revelou que 99,5% dos eventos esportivos estão "livres de viciação de resultados", visto que nenhum esporte apresentou uma taxa superior a 1% de ocorrências questionáveis.

Os jogos duvidosos foram identificados em 12 esportes e em 92 países de todos os continentes. Hoje, a empresa fica realizando o monitoramento de 850 mil jogos de 70 esportes no mundo inteiro.

Brasil em primeiro lugar no ranking

Segundo informações reveladas pelo jornal O Globo, no dia 18 de fevereiro, o Brasil teve um total de 152 episódios, sendo que 139 deles aconteceram dentro do futebol durante todo o ano passado, fato que colocou a nação no topo do ranking da Sportradar.

Dessa forma, os 152 representam 12% do total do mundo inteiro e o país da América do Sul fica isolado na primeira colocação. A Rússia vem um pouco mais atrás, em segundo lugar, com 92 partidas. Confira a lista completa:

  1. Brasil: 152
  2. Rússia: 92
  3. República Tcheca: 56
  4. Cazaquistão: 43
  5. China: 41
  6. Grécia: 40
  7. Argentina: 39
  8. Filipinas: 37
  9. Polônia: 36
  10. Tailândia: 35

Esporte com mais casos: o futebol

Conforme explicado pelo levantamento da companhia, em 2022, o futebol foi, novamente, o esporte com o maior número de partidas duvidosas no mundo inteiro, com 775, o que representa 63,9% do total. A cada 171 jogos do esporte monitorados, um foi considerado suspeito no ano passado.

Esses jogos suspeitos, porém, ocorrem geralmente em competições inferiores. Durante o ano anterior, 52% desses episódios no futebol aconteceram na terceira divisão nacional de cada país ou ainda mais abaixo, como em ligas regionais.

Ainda segundo o estudo feito pela Sportradar, a média de jogos possivelmente manipulados em todos os esportes aumentou. Em 2021, a marca era de uma a cada 545; porém, em 2022, os números passaram a ser de um a cada 475.

O basquete, por exemplo, apresentou um aumento gigantesco de 250% dos casos. O continente com o maior número registrado no total é a Europa (630). Em seguida, aparece a Ásia (240) e a América do Sul (225). A África, por sua vez, registrou o maior aumento percentual, com 82%.

Vale mencionar também que a pesquisa da companhia apurou que, das 1.212 partidas suspeitas no mundo todo no ano passado, em todos os esportes, 98% aconteceram em competições totalmente masculinas.

A manipulação de resultados é vista como um "arranjo intencional, ato ou omissão que visa uma alteração indevida do resultado, ou do curso de uma competição esportiva, para eliminar a totalidade ou parte da imprevisibilidade da referida competição" por órgãos esportivos e legisladores.

No ano passado, houve 169 sanções esportivas ou criminais por conta de indícios de trapaça ou desrespeito às leis, em 21 países diferentes. Em 2021, foram 72 sanções.

Em depoimento para o GE, Andreas Krannich, Diretor Global da Sportradar Integrity Services, comentou qual o objetivo geral da pesquisa que colocou o Brasil no topo do ranking e, além disso, como quer que ela ajude os esportes,

"Nossa tecnologia nos permite monitorar mais jogos em um nível mais profundo, fornecendo informações mais detalhadas e precisas para ajudar nossos parceiros, clientes e a indústria esportiva em geral nos esforços para proteger os eventos esportivos da corrupção. Esperamos apoiar ainda mais federações esportivas e autoridades legais em 2023".

Compartilhe  

últimas notícias