Diário de São Paulo
Siga-nos
Vôlei

Após vencer Itália, Brasil garante vaga para os jogos de Paris-2024

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Itália, no tie-break, por 3 sets a 2, onde garantiu vaga direta às Olimpíadas de Paris-2024

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Itália, no tie-break, por 3 sets a 2, onde garantiu vaga direta às Olimpíadas de Paris-2024 - Imagem: Reprodução/Instagram
A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Itália, no tie-break, por 3 sets a 2, onde garantiu vaga direta às Olimpíadas de Paris-2024 - Imagem: Reprodução/Instagram

Ana Rodrigues Publicado em 08/10/2023, às 16h44


Neste domingo (8), a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Itália, no tie-break, por 3 sets a 2, onde garantiu vaga direta às Olimpíadas de Paris-2024. O jogo foi válido pela última rodada do Pré-Olímpico, onde foi disputado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Após o jogo, o técnico Renan Dal Zotto pediu demissão do cargo.

As parciais dos sets foram 25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11. O Brasil iniciou dominando a partida e logo após viveu altos e baixos, como a Itália. Após decair no terceiro set, segundo o UOL, a equipe se reergueu na sequência e reconquistou a confiança. No tie-break, fechou com perfeição. Darlan foi o maior pontuador do Brasil, com 19 pontos, seguido por Lucarellicom 17.

O resultado faz com que o Brasil termine sua participação no Pré-Olímpico na segunda posição do Grupo A, com 15 pontos, acima da Itália. A outra vaga da chave ficou com a Alemanha, líder com 18 pontos. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para Paris-2024.

Ao todo, o Brasil acumulou seis vitórias e uma derrota no Pré-Olímpico. A única derrota aconteceu justamente para a Alemanha, invicta, que joga ainda hoje contra a Ucrânia.

A Itália demonstrava insegurança e o Brasil aproveitou os erros de saque do time adversário, que foram no total oito, para fechar o primeiro set. Houve tensão no jogo desde o início, se não fossem os contra-ataques desperdiçados e um baixo aproveitamento de recurso, o primeiro set poderia ter se encerrado antes.

O segundo set foi mais difícil para o Brasil, por conta da ótima marcação e dos bloqueios da Itália. O Brasil deixou os adversários crescerem e decaiu tanto nas viradas de bola, quanto nas recepções. Com a comissão técnica sentindo que Darlanestava muito marcado, realizou as entradas de Alan e Cachopa. Porém, mesmo com o gás a mais, as mudanças não foram suficientes e a Itália empatou.

Apesar de retornar com a mesma formação, o Brasil voltou sem a mesma qualidade técnica. Na contagem, os italianos ficaram à frente quase todo tempo e começaram a se sentir mais à vontade. Michieletto marcou quatro pontos de ace no fim e amarrou ainda mais o set.

Já no quarto set, o Brasil viu uma Itália vibrante, e reconquistou a confiança e se reergueu. O time contou com Darlan para mudar o clima da partida, que inflamou novamente o ginásio e se tornou o terceiro maior pontuador do jogo com 14, atrás de Lucarelli e Lavia.

O tie-break foi bem disputado, ponto a ponto, mas com Brasil à frente. A seleção continuou calma e estavel e conseguiu segurar sua contagem e firmar o passaporte às Olimpíadas do ano que vem. O 12º ponto do Brasil foi conquistado depois de um rali perfeito e incendiou ainda mais a confiança dos jogadores. No fim, tie-break fechado em 15/11, com direito a um ace de Lucarelli.

Compartilhe  

últimas notícias