Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol brasileiro

Ângelo, do Santos, faz triste desabafo após ser vítima de racismo em jogo da Sul-Americana

O Peixe enfrentou o Audax Italiano na última quarta-feira (24)

O Peixe acabou saindo derrotado por 2x1. No entanto, essa não foi a única derrota da noite - isso porque Ângelo, atacante da equipe, acusa os torcedores da equipe adversária de terem sido racistas com ele - Imagem: reprodução/Twitter
O Peixe acabou saindo derrotado por 2x1. No entanto, essa não foi a única derrota da noite - isso porque Ângelo, atacante da equipe, acusa os torcedores da equipe adversária de terem sido racistas com ele - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 26/05/2023, às 19h23


Na última quarta-feira (24), o Santos enfrentou o Audax Italiano, no Estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile, em jogo válido pela quarta rodada da Copa Sul-Americana.

O Peixe acabou saindo derrotado por 2x1. No entanto, essa não foi a única derrota da noite - isso porque Ângelo, atacante da equipe, acusa os torcedores da equipe adversária de terem sido racistas com ele.

O atleta fez um triste desabafo em entrevista ao canal De Olho no Peixe, revelando que foi chamado de “macaco” pelos torcedores do Audax Italiano. “É incrível. Sai na mídia. Todo mundo repudia, comunica. É incrível como as pessoas não amadurecem. Não aprendem. Basta de racismo. É algo que machuca muita gente”, afirmou.

Revoltado após ter sido vítima de preconceito racial, Ângelo relembrou o que aconteceu durante uma partida do último domingo (21), em que Vinícius Júnior também foi chamado de “mono” (macaco, na tradução livre) pela torcida do Valencia e apareceu chorando em campo.

O jovem de apenas 18 anos, então, decidiu cobrar uma atitude mais firme da Conmebol, a instituição que comanda as competições na América do Sul, para combater o racismo nos estádios da região. De acordo com o atacante, os casos estão acontecendo frequentemente.

“Tem que ter atitude. Não adianta só falar, divulgar, fazer nota, comunicar. Basta disso, de racismo, de ser cúmplice. Só falar. Tem que começar a ter atitude, punição. Algo que as pessoas olhem e falem que não pode haver mais, que tem que respeitar as pessoas. Não só no futebol, em todos os esportes, no dia a dia. As pessoas não aprendem”.

“É incrível como aconteceu recentemente com o Vinícius Júnior. Aconteceu na Libertadores também. É incrível como o ser humano não aprende. Está aqui minha indignação, espero que a Conmebol faça alguma coisa. Que seja atitude, não só comunicado ou hashtag. Tem que ter atitude”, ressaltou o jogador do Santos.

Mais um caso

Segundo nota publicada pelo Peixe, Ângelo não teria sido o único atleta da equipe que sofreu racismo por parte dos torcedores do Audax Italiano. O zagueiro Joaquim também foi vítima de injúria racial quando estava saindo de uma área do estádio destinada ao time brasileiro, mas que tinha torcedores da equipe chilena.

A diretoria do Santos denunciou os casos para os representantes da Conmebol que ainda estavam no Estádio El Teniente. No comunicado oficial, o clube lamentou o ocorrido e também cobrou uma postura mais forte da entidade sul-americana.

Confira na íntegra:

“O Santos Futebol Clube, novamente, vem a público denunciar e repudiar com veemência mais um caso de racismo no futebol. Dessa vez, os alvos das injúrias raciais foram nossos jogadores Ângelo e Joaquim. Os dois atletas foram atacados verbalmente e com gestos imitando macacos por torcedores adversários presentes na partida de hoje.

O crime foi denunciado pelo Santos FC, ainda dentro do estádio, para os representantes da Conmebol. Com os dois casos registrados oficialmente, o clube aguarda o posicionamento da entidade diante desta situação inaceitável.

Como já foi dito, o racismo não deve ser apenas combatido, mas também punido severamente”.

Compartilhe  

últimas notícias