As eleições do Santos Futebol Clube acontecem no próximo sábado, dia 12 de dezembro, e o candidato Rodrigo Marino, com a chapa "Renova Santos", dispara na
Redação Publicado em 09/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 00h28
As eleições do Santos Futebol Clube acontecem no próximo sábado, dia 12 de dezembro, e o candidato Rodrigo Marino, com a chapa “Renova Santos”, dispara na frente como preferido entre os sócios-torcedores santistas, aptos a votar.
Para dissecarmos a acirrada disputa pelo cargo majoritário do Clube do litoral, o Diário de SP, em conjunto com o Instituto Inteligence Service, realizou uma pesquisa entre associados e não associados, por telefone, nos dias 07, 08 de dezembro. Ao todo 2.156 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa tem a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Este ano as eleições no Peixe bateram um recorde, obtendo o maior número de candidatos da história. São 6 chapas disputando a presidência do Clube. Além disso, pela primeira vez teremos o voto virtual do sócio-torcedor, o que vai ajudar a proporcionar uma participação mais ativa nos resultados. Os votos presenciais também existirão, sendo possível votar na Vila Belmiro, em Santos; ou na Federação Paulista de Futebol (FPP), em São Paulo.
Sobre a pesquisa:
Primeiro, com o objetivo de identificarmos o grau de engajamento entre os entrevistados, questionamos a respeito do conhecimento sobre os aspirantes ao cargo.
Dentre os 2.156 santistas entrevistados, 1.568 (72,7%) deles afirmaram conhecer os candidatos. Enquanto 588 (27,2%) dos que atenderam nossa chamada telefônica, disseram não conhecer nenhum dos 6 concorrentes à presidência do Santos FC.
Como para votar é preciso estar apto, ou seja, ativo como sócio-torcedor do Clube, também perguntamos aos entrevistados quem se enquadraria nesta situação e que poderá exercer seu voto no próximo sábado.
A maioria disse NÃO estar apto a votar, ou seja, 1.155 torcedores (53,7%) NÃO poderão exercer o direito do voto, enquanto 1.001 (47,2%) dos entrevistados disseram que SIM, estão aptos a votar no próximo dia 12 de dezembro.
Empate técnico
Em todos os cenários apresentados como opções para os entrevistados, Rodrigo Marino (chapa 5) e Andres Ruedas (chapa 4) foram amplamente mais lembrados do que os demais candidatos. Mas, o mais curioso é que a liderança deles se alterna no tipo de público. Entenda:
No cenário 1, o Diário de SP entrevistou torcedores em geral e associados. Nesta situação, Andres Rueda (chapa 4) aparece com 33% das intenções de votos, enquanto Rodrigo Marino (chapa 5) detém 32,3%. Mais distantes temos: Fernando Silva (6,5%), Ricardo Agostinho (4,5%), Daniel Curi (2,7%) e Milton Teiseira Filho (0,7%). Indecisos são 11%, rejeição a todos somam 6%, e 2,8% não souberam responder.
Mas, como diz o velho ditado de autor desconhecido: “treino é treino e jogo é jogo”. Então, o que realmente importa, são os números dos associados APTOS a votar, o que configura o cenário 2.
Nesta situação, foram ouvidos apenas os 1.001 sócios-torcedores que se disseram APTOS a participar das eleições.
Sendo assim, neste cenário Rodrigo Marino lidera com 36,8 das intenções de voto e Andrés Rueda aparece em segundo com 32%. Mesmo Marino estando numericamente a frente de Ruedas, se considerarmos a margem de erro da pesquisa, ainda temos um empate técnico.
Em seguida temos Fernando Silva com 11,2%, Ricardo Agostinho com 7,8%, Daniel Curi com 5,8% e Milton Teixeira Filho com 1,4%. Os indecisos somam 3%, os que rejeitam os 6 candidatos somam 0,3% e os que não souberam responder 0,9%.
Segundo o Inteligence Service – instituto autor da pesquisa – a eleição realmente ficará entre Rodrigo Marino e Andrés Rueda. Para Ricardo, há uma uniformidade no pensamento entre torcedores comuns e associados do Santos FC. “Os resultados ainda não são conclusivos e fizemos uma pesquisa com amostragem grande. Dois candidatos são os preferidos por uma margem bastante significativa. A liderança de Marino entre os sócios aptos a votar, pode ser um indicativo de força nos bastidores, mas hoje, há 3 dias das eleições, ainda não dá pra cravar que ele será o próximo presidente do time da baixada santista“, conclui.
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
SP Amplia Segurança no Verão com 600 Guarda-Vidas Adicionais para Praias e Represas
Polícia civil fecha central de golpes bancários e investiga quadrilha especializada em fraudar idosos
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)
Tudo que você precisa saber sobre as eleições municipais