Diário de São Paulo
Siga-nos
Fora do ar

TELEGRAM FORA DO AR! Entenda decisão da Justiça de suspender app no Brasil

O decreto veio nesta quarta-feira 26 de abril

TELEGRAM FORA DO AR! Entenda decisão da Justiça de suspender app no Brasil - Imagem: Flickr
TELEGRAM FORA DO AR! Entenda decisão da Justiça de suspender app no Brasil - Imagem: Flickr

Jessica Anjos Publicado em 26/04/2023, às 22h11


Nesta quarta-feira (26), a Justiça Federal do Espírito Santo decretou que o aplicativo de comunicação Telegram seja suspenso no Brasil. 

A decisão veio após a plataforma não enviar à Polícia Federal os dados completos de grupos neonazistas, segundo a decisão divulgada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

De acordo com UOL, o Telegram enviou à PF apenas dados parciais de um dos administradores desses grupos. Porém, a Justiça do Espírito Santo tinha determinado o envio completo das informações contando com os dados dos participantes das conversas.

Seguindo a decisão judicial, operadoras de telefonia e lojas de aplicativos devem retirar o app do ar. 

Além da suspensão, a multa aplicada ao Telegram passou de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia, caso a empresa continue se recusando a fornecer as informações. 

Wellington Lopes da Silva, juiz que ordenou a suspensão, compreendeu que a desculpa que o aplicativo deu foi muito "genérica" alegando que os grupos já tinham sido deletados.

Origem da decisão

A decisão da Justiça veio durante as investigações sobre o ataque à escola em Aracruz, no Espírito Santo, em novembro de 2022. O crime levou a vida de quatro pessoas (três professores e uma aluna de apenas 12 anos) e deixou 12 feridos.

Compartilhe  

últimas notícias