Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica!

Instituto Luisa Mell retira nome da ativista e levanta polêmica na web

Com os boatos sobre uma suposta "exclusão" de Luisa do Instituto, o Diário de S.Paulo conversou com membros superiores da ONG

Instituto Luisa Mell retira nome da ativista e levanta polêmica na web - Imagem: reprodução Instagram
Instituto Luisa Mell retira nome da ativista e levanta polêmica na web - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 28/04/2023, às 15h31


Na tarde desta sexta-feira (28) o antigo Instituto Luisa Mell, que atua no resgate e adoção de animais, gerou grande polêmica após anunciar que passaria a se chamar "Instituto Caramelo", retirando o nome da ativista reconhecida por seu trabalho pela causa animal.

Em uma publicação no Instagram oficial da ONG foi informado que a decisão teria sido tomada como forma de "homenagear o vira-lata caramelo, personagem conhecido e amado nas redes sociais", no entanto, a polêmica girou em torno de uma suposta "exclusão" de Luisa Mell do Instituto.

Nos comentários, internautas se manifestaram contra a decisão e saíram em defesa de Luisa: "Não entendi o motivo de depois de anos que o instituto era da Luisa Mell agora mudar de nome do nada. Ela que fez esse instituto ser o que é hoje", escreveu uma seguidora. "A Luisa mell não merecia ser tratada desta forma. Ela lutou muito por este Instituto e agora tiraram ela assim", disse outra.

Na própria nota (confira na íntegra mais abaixo), foi informado que a mudança veio "para despersonificar o trabalho e separar posturas e interesses individuais do propósito do grupo. Ela foi fruto de muita conversa, entendimento e planejamento".

No entanto, é importante ressaltar que desde o dia 17 de março deste ano, o Diário de S.Paulo já havia recebido informações sobre um possível desgaste entre grandes investidores do Instituto e a própria Luisa Mell.

Apesar disso, na época, membros superiores da ONG afirmaram com exclusividade que a informação não era verdadeira. Já nesta sexta-feira (27), logo após o anúncio, o mesmo membro que havia desmentido os boatos não negou que algo pode ter acontecido entre ambos, mas limitou-se a dizer que: "No momento nosso posicionamento é o do post".

Confira a publicação abaixo:

publicacao-instituto-caramelo
Em poucos minutos a nota de esclarecimento já contava com diversos comentários de internautas com opiniões diferentes sobre a decisão / Imagem: reprodução Instagram

Apesar das críticas sobre a mudança no nome, vale citar que houve quem aprovou: "Achei ótimo terem mudado o nome! Admiro a Luísa em vários aspectos e acho ela uma ótima pessoa e q ela ama com todo o coração os animais! Porém, ela é muito intensa e as vezes sensacionalista", afirmou uma internauta. "Excelente noticia! Os animais são prioridades", afirmou outra.

Confira a nota na íntegra:

"O Instituto Luisa Mell agora é Instituto Caramelo! O novo nome é a forma que encontramos de homenagear o vira-lata caramelo, personagem conhecido e amado nas redes sociais, que inspira todos os dias o nosso trabalho diante da realidade de abandono e maus tratos no nosso país.

Para quem não sabe, o Instituto Luisa Mell, agora Instituto Caramelo, foi fundado em 2015 por um grupo de pessoas que já ajudava animais há muito tempo. Esse grupo convidou Luisa Mell para participar, com a premissa de que fosse um serviço totalmente voluntário de todos. A opção de o Instituto levar o nome “Luisa Mell” foi para ajudar o maior número de animais possível, partindo de uma marca conhecida com um trabalho real por trás.

Essa mudança vem para despersonificar o trabalho e separar posturas e interesses individuais do propósito do grupo. Ela foi fruto de muita conversa, entendimento e planejamento. E toda nossa equipe se mantém, os animais seguem no abrigo e o nosso espaço, que foi cedido e construído com recursos particulares de uma das fundadoras, permanece o mesmo.

Seguimos com mais de 200 vidas abrigadas entre cãezinhos, gatinhos e cavalos, uma responsabilidade social com 35 famílias que empregamos, além de realizarmos resgates, campanhas de castração e atendimentos populares semanalmente. Todas as nossas contas são auditadas de maneira independente e prezamos pelo respeito e seriedade, tanto pelas pessoas, quanto pelos animais.

Foi o amor pelos animais que uniu diferentes pessoas há 8 anos e agora, como Instituto Caramelo, abraçamos o símbolo brasileiro dos vira-latas para mostrar como esse elo muda vidas. Ao longo desses anos, nos tornamos referência na luta contra os maus-tratos e o abandono de animais, trabalho de uma equipe que se dedica por completo para que o abrigo seja apenas uma fase de passagem na vida dos bichos.

Vamos seguir atuando para que todos os dias sejam escritos mais finais felizes na vida de cada um desses focinhos. Juntos, podemos continuar mudando vidas!"

Compartilhe  

últimas notícias