Diário de São Paulo
Siga-nos
Transplante de órgãos

Família de Faustão esclarece por que apresentador teve prioridade em fila de novo transplante

O apresentador precisou passar por um novo transplante de rim, seis meses após o de coração

Família de Faustão esclarece por que apresentador teve prioridade em fila de novo transplante - Imagem: reprodução Twitter I @horadafofocatv
Família de Faustão esclarece por que apresentador teve prioridade em fila de novo transplante - Imagem: reprodução Twitter I @horadafofocatv

Milleny Ferreira Publicado em 01/03/2024, às 13h26


A família de Fausto Silva, com atualmente 73 anos, veio por meio de uma página no Instagram,  explicar os motivos pelos quais o apresentador teve prioridade no transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde. 

A publicação consta na página Faustão do Meu Coração, criada pela própria esposa de Faustão, para conscientizar sobre o tema, citou primeiramente um portaria do governo de São Paulo sobre transplantes. 

"No caso dele, em especial, a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido", diz o esclarecimento. Lembrando que este já é o segundo transplante feito pelo apresentador, o primeiro foi de coração, feito em 2023.

Com isso, pacientes que passam por transplantes de coração, passam a ter prioridade para casos de transplante de outros órgãos, segundo a resolução: "De acordo com a Resolução Estadual SS 06 de 2019, são critérios de priorização: a) impossibilidade total de acesso para diálise, b) pós-transplante de outro órgão, c) pós-doação renal. Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são: compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador".

De acordo com o portal Metrópoles, o apresentador Faustão, já havia entrado na fila de transplante de rim desde o dia 6 de fevereiro, e estava ocupando a 13ª posição da lista. Após 20 dias de espera, ele foi convocado e submetido ao procedimento para o novo órgão.

O transplante foi realizado na manhã da última segunda-feira (26), e a unidade de saúde afirma que todos os critérios de priorização foram cumpridos.

Felizmente o transplante foi um sucesso e já na terça-feira (27), Faustão deixou a  UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas segue o tratamento em um dos quartos do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias