Diário de São Paulo
Siga-nos
TRANSPLANTE DE CORAÇÃO

Ministério da Saúde explica como Faustão foi transplantado tão rápido

O ministério esclareceu algumas dúvidas na plataforma X, antigo Twitter

Fausto Silva. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Fausto Silva. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Roveda Publicado em 28/08/2023, às 08h09


O Ministério da Saúde usou sua conta no X (anteriormente conhecido como Twitter) neste domingo, dia 27, para esclarecer dúvidas da população relacionadas a transplantes de órgãos, especialmente após o procedimento realizado no apresentador Fausto Silva no mesmo dia.

Uma das principais dúvidas nas redes sociais estava relacionada à rapidez com que Faustão conseguiu um transplante de coração, levando a sugestões de que ele teria "furado a fila". O Ministério da Saúde explicou que a lista de espera para transplantes é única, abrangendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, e busca garantir a igualdade no acesso aos órgãos.

Além disso, o Ministério esclareceu que os critérios para gerenciar as filas são estritamente técnicos, incluindo tipo sanguíneo, compatibilidade de peso, altura, genética e critérios de gravidade, que variam dependendo do órgão em questão. A ordem de chegada é usada para desempate quando as variantes técnicas são muito semelhantes, mas os pacientes em estado crítico têm prioridade.

No caso de Fausto Silva, seu estado grave de saúde levou à compatibilidade necessária para o procedimento, permitindo que ele recebesse o transplante.

Os internautas elogiaram a iniciativa do Ministério da Saúde de esclarecer o processo de transplante de órgãos no país e destacaram a importância de conscientizar a população para evitar a disseminação de informações incorretas.

A pasta também compartilhou dados sobre transplantes no Brasil, destacando que o país possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Na última semana, além de Faustão, outros 11 pacientes foram submetidos a transplantes de coração. No primeiro semestre de 2023, foram realizadas 206 cirurgias semelhantes à de Faustão, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ministério reforçou que os pacientes atendidos pelo SUS recebem assistência integral, universal e gratuita, abrangendo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Compartilhe  

últimas notícias