Diário de São Paulo
Siga-nos
Curiosidade

Cientistas descobrem novo trecho da Bíblia nunca antes divulgado

O 'capítulo oculto' foi escrito há mais de 1500 anos

Cientistas descobrem trecho da Bíblia nunca antes divulgado - Imagem: Reprodução/ Vatican Library
Cientistas descobrem trecho da Bíblia nunca antes divulgado - Imagem: Reprodução/ Vatican Library

Jessica Anjos Publicado em 12/04/2023, às 18h53


Um estudo, publicado pelo jornal Estudos do Novo Testamento (New Testament Studies, em inglês) revelou a descoberta de um grupo de pesquisadores sobre um "capítulo oculto" da Bíblia cristã, nunca antes divulgado na história, e foi escrito há cerca de 1500 anos.

De acordo com UOL, esse trecho da Bíblia foi encontrado 'escondido' sob duas camadas de pergaminho reescrito. Esse trecho, nunca lido, tinha sido raspado do pergaminho. Os pesquisadores conseguiram acesso ao material através de fotos, usando a tecnologia de luz ultravioleta.

O que diz o trecho encontrado da Bíblia?

Segundo os estudiosos, a passagem é uma interpretação do capítulo 12 de Mateus, da Bíblia. O capítulo, originalmente, faz parte das traduções siríacas antigas das escrituras feitas há mais de 1500 anos.

Os pesquisadores explicam que havia apenas dois manuscritos conhecidos pelos estudos por conter a tradução siríaca antiga dos Evangelhos, um na Biblioteca Britânica, em Londres, e outro está no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, Egito. Após encontrarem o novo manuscrito, ele foi enviado para a Biblioteca do Vaticano.

O novo trecho, trouxe outras perspectivas sobre essa passagem da Bíblia. Um exemplo é a tradução grega de Mateus 12, que diz: "Naquela época, Jesus passava pelos campos de trigo no sábado; e seus discípulos ficaram com fome e começaram a colher as espigas e comer". Já nova tradução encontrada, siríaca diz algo assim: "começaram a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las".

"Isso nos dá uma visão dos primeiros estágios do texto da Bíblia e das comunidades que a traduziam", afirmou Garrick Allen, professor sênior dos estudos do Novo Testamento na Universidade de Glasgow. Ele comentou isso em entrevista para o Daily Mail.

Compartilhe  

últimas notícias